El Mariachi (1992)

Jovem mariachi chega a vilarejo no México e é confundido com fugitivo da prisão. Por causa das semelhanças, se vê envolvido com criminosos.

A conversa nas rodas de cinéfilos nas locadoras de vídeo em 1995 era: “Você já viu El Mariachi? ” O gerente contava que um cliente tinha devolvido a fita antes do tempo, reclamando que parecia trabalho amador. Este comentário, para um jovem que à época estava entrando de cabeça nas produções mais obscuras de terror, despertava o desejo profundo de ver o filme. Quanto menos recursos o diretor tinha, melhor! Após aguardar algumas semanas, finalmente consegui levar para casa o famigerado estojo preto com o tesouro dentro.

Eu lembro da gargalhada que soltei na cena do bar, quando o mariachi (Carlos Gallardo) se oferece para cantar no estabelecimento, mas o dono despreza sua arte apontando para um pobre coitado sentado na frente de um teclado vagabundo, dizendo: “Por que eu iria querer um mariachi, se tenho uma banda completa?”

A forma como o diretor, Robert Rodriguez, opta por trabalhar o timing cômico, acelerando a imagem, potencializando a mediocridade do tecladista e a frustração do mariachi, dá o tom perfeito da obra. É leve, descontraído, agitado, descompromissado. Rodriguez inicialmente buscava apenas o mercado mexicano de vídeo, não imaginava que seria visto em seu próprio país. Com dinheiro de pinga e a forte crença de que a melhor escola de cinema é a prática, o rapaz acreditou em seu sonho e ganhou fama mundial.

Sem o equipamento técnico de ponta das grandes produtoras, algo que era motivo de preconceito, ele não esperou incentivo financeiro, simplesmente identificou tudo o que poderia utilizar na criação da história e colocou a mão na massa. Como ele diria, anos depois, “a falta de dinheiro é, criativamente, uma bênção”. Pela primeira vez, Hollywood aplaudia um herói de ação latino-americano que obedecia a uma estética própria, que não parasitava elementos reconhecíveis no gênero. Em 2012, o projeto foi selecionado para preservação no National Film Registry of the Library of Congress, por sua importância cultural e histórica.

O sucesso de “El Mariachi” fez com que os produtores norte-americanos investissem alto em sua releitura “A Balada do Pistoleiro”, protagonizada por Antonio Banderas e Salma Hayek, que, curiosamente, não envelheceu tão bem quanto seu irmão pobre.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui