O Conto do Czar Saltan (Skazka o Tsare Saltane – 1967)

Adaptado do poema de Aleksandr Pushkin, baseado em conto popular russo, o filme dirigido pelo mestre do cinema fantástico europeu Aleksandr Ptushko, em seu penúltimo trabalho, encanta já nos primeiros momentos, quando somos apresentados às três irmãs e os valores tão distintos da mais jovem, vivida por Larisa Golubkina, que não sabia que o czar estava escutando escondido suas promessas de amor.

Ao ser levada por ele, desperta a inveja das irmãs, que elaboram um plano nefasto. A czarina aporta numa ilha mágica depois de ter sido lançada ao mar com seu filho, o príncipe, vivido por Oleg Vidov, dentro de um barril selado. Com a ajuda da princesa cisne, a bailarina profissional Kseniya Ryabinkina, que realiza os seus desejos, o jovem inicia uma fantástica aventura que o levará ao encontro do pai e ao desmascaramento das farsantes.

É uma pena que a versão lançada agora em DVD não venha com opção de dublagem, já que é uma obra perfeita para ser mostrada para crianças pequenas, a riqueza de detalhes na composição das cenas, a paleta de cores vibrantes, os frutos da árvore, a marcha dos gigantes no mar, o esquilo cantor, os figurinos da realeza, o balé final, elementos que trazem lágrimas aos olhos dos adultos, impossível não retornar imediatamente à pureza tranquila da época em que nossos pais liam contos de fada e acompanhávamos cada palavra e cada desenho nas páginas dos livros.

Eu tive oportunidade de ver “Sadko”, do mesmo diretor, ainda na adolescência, na época do garimpo inicial na internet, até comento isto em um texto sobre o valor das locadoras de vídeo. Não gostei da experiência, continuo considerando fraco, mas “O Conto do Czar Saltan” foi uma gratíssima surpresa com precioso potencial de revisão.

Se você não conhecia o diretor russo, mas aprecia o tom mágico nas obras de Ray Harryhausen, não perca tempo, dê uma chance ao filme e acaricie sua criança interna.

  • O filme está sendo lançado em DVD pela distribuidora “CPC – Umes Filmes”.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui