Os Cosmonautas (1962)

Havia por parte da crítica um conceito torto de que as chanchadas da Herbert Richers eram primas pobres daquelas produzidas pela Atlântida, preconceito tolo e, acima de tudo, equivocado, já que nos dois estúdios era perceptível o esmero técnico e, na maioria das obras, um corajoso tom crítico que se fazia eficiente exatamente por estar inserido em tramas simples, sem floreios intelectuais pretensiosos. É o que acontece neste projeto escrito e dirigido por Victor Lima.

O professor Inacius Isidorius (Álvaro Aguiar) acaba de lançar com sucesso um de seus foguetes e de colocar em órbita em torno da Terra uma cápsula tripulada por um símio. Agora ele se prepara para a sua maior proeza: enviar dois homens à Lua, antes que os americanos ou os russos cheguem a este nosso satélite. Há, no entanto, um problema: ainda não foram encontrados os dois cosmonautas. O professor decide então enviar Zenóbio (Grande Otelo), para encontrar com a máxima urgência os cosmonautas, que deverão ser duas pessoas completamente inúteis e desnecessárias.

O Cabo Canaveral se torna Cabo Carnaval, o FBI se torna Fiscalização Brasileira de Investigações, quando Gagarino (Ronald Golias) vê uma placa com os dizeres: “Alavanca de Lançamento de Foguetes”, ele fica feliz: “Foguetes? São João? Sou louco por foguetório”, depois opera pueril troça ao afirmar ser vendedor de “inspirador” de pó, tudo muito puro e encantador, mas o roteiro também dedica espaço à gracejos mais ousados, como estabelecer que o esconderijo para os criminosos seja uma organização religiosa, ou mostrar o deputado como um tonto que só pensa em assediar a cientista bonita e elaborar estratégias que envolvam propina.

“Lança perfume de rabo quente.” (Golias ao se referir ao foguete)

Outro momento brilhante joga com os estereótipos de Rússia e Cuba, o representante do primeiro sendo mostrado com uma garrafa de vodka na mesa, o segundo, Fidel genérico, com alguém sendo fuzilado ao fundo. Após a resolução do problema espacial, vale destacar a reação de decepção do político ao descobrir que as Nações Unidas aceitaram acabar com o mercado de armas, o valor outrora destinado às guerras agora será utilizado em melhorias para o povo. Foi necessária a intervenção de uma linda alienígena (Neide Aparecida) para elaborar um plano para salvar a raça humana de sua extinção causada pelo instinto da guerra.

“Obrigado, Cosmonautas! Teremos estradas!” (manchete do dia)

Outro ponto que vale salientar é que “Os Cosmonautas”, ao lado do excelente “O Quinto Poder”, de Alberto Pieralisi, lançado no mesmo ano, foi um dos primeiros esforços da indústria nacional na ficção-científica, utilizando elementos do gênero em tom cômico, lançado logo após a primeira viagem do homem ao espaço. O discurso pacifista traz ecos de “O Dia em que a Terra Parou”, de Robert Wise.

Quando tudo parecia resolvido, o clássico happy ending hollywoodiano, o roteiro subverte a expectativa e finaliza a obra com uma sequência amarga. A alienígena se decepciona profundamente ao escutar na rádio que todas as nações voltaram atrás em seus esforços de oposição à guerra.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante,só que á partir de 1962. Com o fechamento da Atlântida,a Herbert passou á investir nos filmes do Cinema Novo,entre eles:Assalto ao Trem Pagador e Vidas Secas. também produziu interessantes filmes policiais.Igual á Vera Cruz,um dos famosos estúdios de São Paulo,conhecido como a:”Hollywood Brasileira”,que ficava em São Bernardo do Campo.E a Cinematográfica Maristela que ficava no Jaçanã,era considerada sua:”Prima Pobre”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui