Zorba – O Grego (Alexis Zorbas – 1964)

“O homem é condenado a ser livre.” (Jean-Paul Sartre)

Cada personagem na adaptação da obra de Nikos Kazantzakis pode ser visto como uma representação de elementos da psicologia humana. O poeta/escritor britânico ao interagir com a força livre da natureza (o personagem Zorba) estabelece eficiente metáfora a todas as tentativas de se reconectar com suas potencialidades criativas.

O personagem vivido por Alan Bates chega à Grécia com a finalidade de tomar posse da herança deixada por seu pai. Ele representa o elemento da comodidade, conduzido por motivações lógicas e cheio de regras autoimpostas. Afastou-se tanto de sua própria natureza (instinto), que drenou sua energia criativa. Não consegue escrever sequer uma linha no papel de sua vida.

devotudoaocinema.com.br - "Zorba - O Grego", de Michael Cacoyannis, no STAR+

Esquecido de si mesmo, ele encontra sua antítese na forma do falastrão Zorba, vivido brilhantemente por Anthony Quinn, que esbanja descontrole emocional e racional, apaixonado pela vida. Do encontro entre o racional e o impulsivo, nasce uma grande amizade que enriquecerá a experiência de vida de ambos.

A cena mais famosa, um dos mais belos momentos da sétima arte, simboliza a comunhão harmônica entre estes dois extremos pelo ritual da dança. Aquele jovem que observava passivo o mundo ao seu redor, agora desejava tomar parte nesta enorme celebração chamada: vida. O ato é mais importante que o objeto que se celebra. O poeta aprende que confrontar um problema com uma sonora gargalhada pode ser muito eficiente.

O roteiro (e direção) de Michael Cacoyannis não é perfeito, a construção de personagens é correta, mas faltou oferecer a eles maiores confrontos, o que abala o ritmo e a intensidade do drama em alguns momentos, mas a força da mensagem que carrega e a maneira como Quinn transpõe esta vivacidade em seu personagem, torna “Zorba – O Grego” uma obra memorável e inesquecível.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui