Cine Bueller – “Loverboy – Garoto de Programa”

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    Loverboy – Garoto de Programa (Loverboy – 1989)
    Randy Bodek (Patrick Dempsey) não tem ideia de como lidar
    com as mulheres. Mas ele certamente deseja aprender. O jovem conseguiu um
    emprego como entregador de pizza, mas ele acaba se tornando também fornecedor
    para as necessidades amorosas das belas e frustradas mulheres da cidade. Para a
    surpresa de seus pais frustrados (Kate Jackson e Robert Ginty), de repente
    Randy se torna o homem que todas as mulheres desejam. E o que essas mulheres
    desejam é mais do que uma simples pizza com anchovas.

    Este filme costumava passar nas sessões noturnas dominicais
    do SBT (a “Sessão das Dez”), o que era uma garantia de que eu iria
    chegar atrasado à aula no dia seguinte. Depois ele começou a passar também à
    tarde no “Cinema em Casa”, numa época em que o maldito
    “politicamente correto” ainda não comandava as transmissões
    televisivas. Dempsey já é mostrado de início como alguém em busca de uma
    identidade, uma voz própria. Seu estilo (o estereotipado “rebelde”)
    não parece refletir sua índole, denotando ser uma forma de se defender. Assim
    como seu personagem em “Namorada de Aluguel” (que também será tema
    neste especial), Bodek passa a ser vítima de bullying e não sabe como lidar com
    as garotas. Começa então a trabalhar como entregador em uma exótica pizzaria,
    que o obriga a usar um vergonhoso bigode e um chapelão, dificultando ainda mais
    o despertar de sua autoconfiança. Tudo muda quando a bela Barbara Carrera (e
    sua inesquecível camisola lilás, numa cena emoldurada pela canção
    “Walkin´the Line”, de Brian Wilson) atravessa seu caminho, como uma
    sofisticada e bem sucedida mulher mais experiente, que se encanta com a coragem
    do garoto e indica seus “serviços” para as amigas.

    Carrie Fisher (a
    eterna “Princesa Leia”, de “Star Wars”) e Kirstie Alley (de
    “Olha Quem Está Falando”) são algumas das clientes do jovem, que
    percebe estar sendo requerido quando ligam para a pizzaria pedindo pizzas com
    muitas anchovas. O estoque destes clupeiformes começa a não ser suficiente para
    satisfazer o número de pedidos, enquanto o humor vai se intensificando no
    segundo ato. No dia seguinte à exibição do filme, todos os garotos da classe
    utilizavam a expressão: “com muitas anchovas”, para qualquer
    brincadeira na hora do recreio. Não havia maldade alguma, apenas o desejo de
    extravasar a necessidade de sermos identificáveis naquele contexto
    cinematográfico. Infelizmente a juventude hoje busca identificação em ídolos de
    condutas questionáveis e obras sem nenhum valor, mas houve uma época em que
    garotos queriam formar seu próprio grupo aventureiro “Goonies” ou
    apenas entregar pizzas com anchovas para as professoras mais bonitas da classe.

    Vale ressaltar a excelente dublagem conduzida pelos estúdios
    “Herbert Richers”, com Manolo Rey (Dempsey), Monica Rossi (Kirstie
    Alley) e Vera Miranda (Carrie Fisher), entre outros. Numa sacada espirituosa na
    versão brasileira, um detalhe que hoje soaria politicamente incorreto, mas que
    funcionava na cena, tornando-a melhor que no original: o pai do protagonista
    acredita que seu filho é homossexual, por vê-lo sempre fora de casa e atendendo
    misteriosos telefonemas. O pai frustrado adentra sua casa e, logo depois de
    dizer (no original): “honey, i´m home” (numa adaptação livre:
    “querida, cheguei”), seu filho atravessa feliz e dançando em sua
    frente (havia acabado de se encontrar com mais uma cliente). No original, ele
    simplesmente prossegue tentando chamar a atenção do filho, que o ignora. Já na
    excelente adaptação brasileira, o dublador Márcio Simões entrega um sutil:
    querida, cheguei… (e quando o filho atravessa dançando seu caminho)
    falando em gay
    “. São por improvisos como estes que nossa dublagem é
    reconhecida mundialmente por sua excelência.


    Octavio Caruso
    Viva você também este sonho...

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