007 – Na Mira dos Assassinos (A View To a Kill – 1985)

Roger Moore estava com 57 anos e havia chegado a hora de sua aposentadoria como o maior agente secreto do cinema. Os produtores Albert Broccoli e Michael Wilson queriam fazer deste crepúsculo algo especialmente memorável para os fãs, portanto não pouparam despesas na escalação do elenco e nos custos de produção.

Inicialmente tentaram escalar David Bowie para o papel do vilão Max Zorin, mas após a recusa do camaleônico cantor recrutaram para a tarefa o vencedor do Oscar (por sua atuação em “O Franco-Atirador”, de 1978): Christopher Walken. Ele interpreta o um industrial excêntrico que fugiu da Alemanha e fez uma fortuna com prospecção de petróleo. Dono de um haras geneticamente controlado, com cavalos de corrida invencíveis, o excêntrico milionário esconde um segredo que nos remete à eterna criação de Mary Shelley. A exótica cantora jamaicana Grace Jones rouba a cena como May Day, companheira e ajudante de Zorin.

devotudoaocinema.com.br - "007 - Na Mira dos Assassinos", de John Glen, no TELECINE

A produção sofreu um pequeno atraso, pois devido a uma quantidade grande de galões de gasolina deixados pela equipe de filmagem do filme “A Lenda” de Ridley Scott, o “Estúdio 007” (Pinewood) foi praticamente destruído em um incêndio. O bravo Albert Broccoli reconstruiu e rebatizou-o de “Albert R. Broccoli´s 007 Stage”, em tempo para o início das filmagens principais. O maior desafio coube ao diretor John Glen, responsável por mascarar a avançada idade do protagonista. A maneira encontrada foi intensificar ainda mais as cenas de ação, ainda que em muitas delas ficasse muito distinguível a presença do dublê.

Este seria o último filme da franquia para Moore e Lois Maxwell, que interpretou a adorável secretária Moneypenny desde “Dr. No”. A canadense Tanya Roberts, que tinha acabado de sair da popular série “As Panteras”, hoje é lembrada como a Bond Girl mais “apagada”. Ela vive Stacey Sutton, filha de uma das vítimas do vilão, uma personagem que não acrescenta muito à trama, ofuscada pelo brilho de Grace Jones. Patrick Macnee, amigo de Moore, interpreta o fiel escudeiro: Godfrey Tibbet. Uma escolha que serve como alívio cômico, mas que soa inadequada para um filme da franquia (não tão inadequado quanto o execrável personagem Xerife Pepper de “Live and Let Die” e “The Man With The Golden Gun”, vale salientar), fazendo-nos sentir falta da química entre o espião e Felix Leiter.

devotudoaocinema.com.br - "007 - Na Mira dos Assassinos", de John Glen, no TELECINE

Dentre as cenas de ação, vale destacar a solução desesperada do herói para impedir seu afogamento, quando trancado em um Rolls-Royce dentro de um rio. Ao perceber que seus algozes o observam da margem, o agente desatarracha a tampa de ar do pneu e passa a respirar o ar que sai da câmara. Outra cena que ficou famosa é a sequência pré-títulos, em que Bond, ao som de “California Girls”, dos Beach Boys, foge dos russos surfando de esqui em plena neve.

A trilha sonora ficou a cargo novamente de John Barry e a excelente canção título foi interpretada pela banda Duran Duran. O baixista John Taylor, um grande fã da franquia, aproximou-se de Broccoli em uma festa e perguntou-o corajosamente: “Quando vocês irão colocar alguém decente para fazer suas canções tema?” Esta ousadia o levou a criar a canção “A View to a Kill”, o primeiro tema verdadeiramente pop a emoldurar um filme de 007. O resultado: um sucesso mundial gigantesco.

O projeto rendeu bem nas bilheterias, mas foi um justo fracasso de crítica. O próprio Moore o considera seu pior filme. O ator, muito bem-humorado em uma entrevista de 2007, confessou: “Eu estava apenas uns 400 anos acima da idade necessária para o papel”. A obra realmente não foi a despedida que ele merecia.

O ator foi o responsável pela longevidade da série, que teria certamente acabado após a saída de Connery e a tentativa fracassada com Lazenby. O seu humor simpático e bon vivant tornou-se uma marca indelével e ninguém conseguirá imitá-lo. Assim como Connery, Moore estabeleceu um James Bond inesquecível para os fãs.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui