Na Mira de 007: Parte 4 – Mr. Kiss Kiss Bang Bang

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    007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball, 1965)

    Após o diretor anterior ter injetado adrenalina na franquia
    já em ascensão,Terence Youngreassumiria o comando pela última vez.
    A produção foi marcada por uma forte desavença jurídica. Quando Ian Fleming
    escreveu o livro “Thunderball” em 1961, ele pretendia que este fosse o roteiro
    para a primeira aventura do agente no cinema, inclusive recebendo ajuda de um
    coautor:Kevin McClory(que depois incluiria Jack Wittingham no
    processo de criação), que criou o personagem Emilio Largo e a organização
    S.P.E.C.T.R.E. Porém quando o projeto do filme foi cancelado, Fleming novelizou
    o roteiro escrito por ambos, sem citar a parceria. Este duelo de paternidade da
    obra rendeu problemas futuros (como o filme bastardo da série, lançado em 1983:
    “Nunca mais Outra Vez”, do qual falarei mais em breve) e um pequeno atraso na
    produção.

    Na trama, uma organização criminosa sequestra duas bombas
    atômicas e ameaça destruir uma cidade inglesa ou uma cidade norte-americana,
    caso não receba um polpudo resgate. O agente 007 é enviado às Bahamas para
    deter os planos nefastos de Blofeld e seu braço direito Emílio Largo, vivido
    pelo italianoAdolfo Celi, que, inclusive, sugeriu a ideia do tapa-olho que
    seu personagem utiliza, por considerá-lo um pirata da Guerra Fria. O ator
    chegou a dirigir muitos filmes para os estúdios brasileiros “Vera Cruz”, tendo
    sido casado durante muito tempo com a atriz Tônia Carrero. ABond Girlfoi
    interpretada pela Miss França:Claudine Auger. Dominique Derval (Domino) é
    amante do vilão e só mudará de parceiro ao descobrir que seu irmão (Paul Stassino) era apenas mais um peão dispensável no tabuleiro da
    organização de Blofeld.

    Com a intenção de repetir o êxito obtido anteriormente com a
    canção interpretada por Shirley Bassey, os produtores escolheram o cantor em
    ascensão:Tom Jones, conhecido por seu timbre grave e estilo semelhante ao
    de Elvis Presley, que foi cotado para interpretar a canção, assim
    como Johnny Cash, que chegou a criar uma letra para ela. “Thunderball”, composta
    porJohn Barry, emplacou e ficou em vigésimo quinto lugar na parada de
    “Top 100” da revistaBillboard. O que muitos não sabem é que esta deveria
    ter sido a primeira vez que a canção-tema homenagearia o herói. “Mr. Kiss Kiss
    Bang Bang” chegou a ser gravada por Shirley Bassey (e logo em seguida por
    Dionne Warwick), mas foi descartada nos estágios finais da
    pós-produção. Barry então precisou unir-se às pressas com o letrista Don
    Black, para preparar a nova canção, que seguindo o molde da anterior,
    celebraria o vilão.

    Algumas cenas marcaram e são lembradas com carinho pelos
    fãs, como a espetacular fuga do espião pelos céus utilizando uma mochila
    voadora (Jet Pack), facilmente encontrada em exibições hoje em dia, mas muito à
    frente de seu tempo em 1965, quando ainda era material exclusivo dos contos
    mais criativos de ficção científica.Sean Conneryaqui apresenta seu
    ápice criativo como intérprete do personagem James Bond, destilando carisma a
    todo o momento. Um exemplo acontece na cena entre o espião e Fiona Volpe (vivida
    por Luciana Paluzzi), que invade o quarto dele e se banha em sua banheira. Ao
    constatar a presença do herói, a bela mulher lhe pede algo que possa vestir
    para sair da banheira, no que James ironicamente lhe estende um par de
    chinelos. Após a conclusão das filmagens, Connery começou a demonstrar
    desmotivação em divulgar o trabalho, aliado a um problema que passava em seu casamento,
    negando as usuais entrevistas e buscando afirmar sua versatilidade como ator.

    O filme foi o primeiro a utilizar câmeras submarinas,
    levando um prêmio da Academia por seus efeitos especiais inovadores.Maurice
    Bindertrabalharia pela primeira vez na franquia com o sistema “Panavision”,
    o que estimulou sua criatividade na criação dos estilizados créditos de
    abertura, entregando pela primeira vez silhuetas de mulheres nuas, assim como
    também o levou a substituir o dublê que efetuava o disparo no “cano da arma”
    nos filmes anteriores, por uma gravação com o próprio Connery. Como ponto
    negativo, além da morosidade nas longas sequências submarinas, as muitas mãos no roteiro (Fleming, McClory, Jack Wittingham,
    Richard Maibaum e John Hopkins) são um fator que atrapalhou um pouco, tornando
    o filme, por vezes, desorientado.

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    Octavio Caruso
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