007 – A Serviço Secreto de sua Majestade (On Her Majesty’s Secret Service – 1969)

Desde o lançamento da última aventura da franquia nos cinemas, muita coisa havia mudado no mundo. O sonho americano morria com John F. Kennedy e Martin Luther King, assim como a guerra no Vietnã corrompia a inocência da juventude.

O maior espião do mundo havia se tornado motivo de piada, consumada na realização do filme “Cassino Royale” em 1967, uma sátira burlesca e equivocada com um grande elenco, incluindo Peter Sellers e Woody Allen, com a participação do lendário John Huston na direção.

Os produtores Harry Saltzman e Albert Broccoli perceberam que era chegada a hora do conceito ser reinventado no cinema, adaptado para este novo público que idolatrava a súbita onda de anti-heróis que a indústria injetava nas telas. Com a recusa de Sean Connery em repetir seu personagem, começou a caça por alguém que aceitasse a enorme responsabilidade, arriscando colocar em jogo um projeto extremamente lucrativo. O primeiro passo, a ousada decisão do talentoso editor Peter Hunt, em assumir a direção deste projeto.

devotudoaocinema.com.br - "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade", de Peter Hunt, na AMAZON PRIME

Ele havia escolhido filmar “A Serviço Secreto de Sua Majestade” com uma narrativa fiel ao livro de Ian Fleming (este acabou sendo o último projeto a ter esta preocupação), que já havia quase saído do papel anos antes.

Hunt também foi o responsável pela escolha de George Lazenby para o papel principal, um vendedor de automóveis e modelo australiano que nunca havia atuado em sua vida. Após um teste de cena com a atriz Diana Rigg, ele foi oficializado na produção. Ela tornou-se a Bond Girl Tracy (Teresa di Vicenzo), que entrou para a história da franquia por ser a única a levar o mulherengo agente ao altar.

O vilão também deveria mudar de atitude, o caricato Blofeld de Donald Pleasence não assustaria tanto quanto as chacinas vietnamitas tão viabilizadas na época, logo, um novo ator foi escolhido para dar um tom mais ameaçador e realista ao personagem: Telly Savalas. Para o papel de sua cruel aliada Irma Bunt, foi escolhida Ilse Steppat.

devotudoaocinema.com.br - "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade", de Peter Hunt, na AMAZON PRIME

Na trama, James Bond é enviado disfarçado ao encontro de Blofeld nos Alpes Suíços, onde o vilão pretende provar que é um conde legítimo, devido à sua herança sanguínea, enquanto hipnotiza jovens garotas, treinando-as para serem seus “anjos da morte” e disseminar pelo planeta um vírus capaz de esterilizar todos os seres vivos.

Nesta missão, Bond recebe a ajuda de um chefe mafioso chamado Marc-Ange Draco (vivido por Gabriele Ferzetti) e de sua filha Tracy, uma condessa rebelde por quem logo irá se apaixonar. Ao longo das filmagens, Lazenby mostrou-se um jovem arrogante e de temperamento difícil, causando desentendimentos com os produtores e com Diana Rigg.

Ele questionava a importância de seu personagem em um mundo tão cruel, em que não haveria espaço para o conceito ingênuo de um espião secreto que todos conhecem pelo nome. Antes do término das filmagens o imaturo ator descartou um contrato para sete filmes, fato que levou à procura por possíveis atores para o personagem.

A mágoa da equipe se mostraria presente oito anos depois, no filme “007 – O Espião que Me Amava”, quando contrataram um figurante idêntico ao ator, somente para fazê-lo morrer pelas mãos do protagonista da época, o já então consagrado na franquia, Roger Moore.

devotudoaocinema.com.br - "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade", de Peter Hunt, na AMAZON PRIME

Apesar dos problemas que causou e de sua equivocada atitude, eu ainda considero sua atuação coerente com o que o roteiro pedia. Ele interpretou um herói diferente do vivido por Connery, um homem sensível, que chora o trágico assassinato da mulher amada na cena mais impactante do filme.

As suas cenas de batalha corporal ainda estão entre as melhores da série, podendo ser comparadas às demonstradas por Daniel Craig nos filmes mais recentes. Lazenby não fez nenhuma obra importante no cinema após este projeto e já mais velho, interpretou um coadjuvante em telefilmes eróticos da série francesa: “Emmanuelle”, protagonizados por Sylvia Kristel.

O ponto forte do filme foi a magistralmente editada perseguição na neve, com a equipe de esquiadores profissionais, liderados por Willy Bogner, realizando feitos esteticamente belos e que se tornaram um símbolo da franquia.

“007 – A Serviço Secreto de sua Majestade” é um filme formidável, desde sua sequência inicial musicada por John Barry, que espertamente remete aos filmes anteriores, passando pela bela montagem romântica ao som de “We Have All the Time in the World”, última canção gravada por Louis Armstrong, até seu desfecho surpreendentemente triste.

Peter Hunt em sua única participação na cadeira de diretor realizou uma obra pungente e apaixonada.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. A Serviço Secreto de Sua Majestade, com George Lazemby é, certamente, um dos melhores filmes do James Bond.
    Não sou fã do Daniel Craig, que considero que enterrou a identidade da franquia (os filmes atuais só tem o nome do Bond, mas se confundem com quaisquer filmes de ação, de outros personagens truculentos e pouco inteligentes).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui