Mamma Roma (1962)

A inesquecível Anna Magnani vive Mamma Roma, uma mulher da vida que sonha em mudar de classe social, para poder voltar a viver com Ettore, seu filho adolescente. Para isso, ela decide economizar dinheiro. Infelizmente, a realidade coloca muitos obstáculos em seu caminho.

O ciclo do neorrealismo italiano já estava em uma fase transitória, quando Anna Magnani, considerando genial o filme de estreia de Pasolini: “Accattone – Desajuste Social”, decidiu entrar em contato com o diretor e mostrar seu interesse em protagonizar seu próximo projeto. Em seu segundo filme, já com total controle criativo, o poeta italiano demonstrou tremenda confiança e competência.

A interpretação histriônica de Magnani concede o poder emocional, fornecendo a moldura perfeita para que Pasolini exercite seu já reconhecível (à época) estilo visual, unido à sua verve literária. Nos primeiros minutos podemos perceber que, ainda que a obra seja dedicada à Roberto Rosselini, sua intenção não é servir somente como pano de fundo para algum discurso social trágico (essência do ciclo), mas também fazer uma espécie de sátira utilizando o destemor e a intempestividade da protagonista. Ao contrário da Itália de “Roma, Cidade Aberta”, onde o povo valoroso e trabalhador se via compelido à miséria pelo ditador alemão, não há mártires no cenário de “Mamma Roma”.

A visão pessimista/realista de Pasolini faz lembrar seu roteiro para “Noites de Cabíria”, filmado por Fellini. Não há redenção satisfatória numa terra onde você aceita a corrupção da alma, sobrevivendo de forma medíocre à gradual destruição de seu caráter, ou é abatido por tentar genuinamente modificar o triste panorama. Vale ressaltar a participação de Lamberto Maggiorani (do maravilhoso “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica) no ato final, numa esperta homenagem, sendo novamente vítima de um roubo.

Muito mais cínico que Rosselini, que terminava “Roma, Cidade Aberta” com uma insinuação de esperança, Pasolini escolhe finalizar a trama com um sutil recado nas entrelinhas de sua “Pietá”, evidenciando que o fim da guerra pode ter eliminado o regime ditatorial, mas não tornou os italianos mais fortes e preparados para a vida em liberdade.

Não há mais o regime alemão, os opressores agora nascem da índole distorcida dos próprios filhos da terra.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. Não gosto de opinar o que ainda não vi mas lendo a snopce ja sei que vou gostar.
    Sua descrição ajuda e muito .
    Falta mais divulgação em Português?Achei algumas curiosidades podem aguçar a curiosidade de quem como eu anda em busca de mais conhecimento.
    Deixo aqui esperando que alguém leia.
    Este filme é um grande objeto de estudo para muitos pesquisadores do cinema, pelo fato de que seus planos e ângulações são fortemente inspirados em afrescos de Giotto, Caravaggio e outros grandes artistas plásticos.

    Nos estudos, os pesquisadores abordam a influência das artes plásticas no cinema e na constituição de sua linguagem.
    Leiam a critica de Octavio Caruso.
    Vale conferir!

    Í

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui