A Maldição do Demônio (La Maschera del Demonio – 1960)

A celebrada estreia do diretor italiano Mario Bava, deixando um pouco de lado o personagem de Bram Stoker, ele se baseou no conto vampiresco russo: “The Vij” de Nikolai Gogol. A atriz Barbara Steele e seus enormes e lindos olhos ficaram para sempre impressos nas retinas dos fãs de horror.

Ela interpreta uma bruxa que, ao ser eliminada pela inquisição, tendo recebido a máscara de tortura, coberta de pregos, por seus algozes, retorna após duzentos anos como uma vampira para tomar o corpo de sua descendente. Um fator curioso é que, na versão inglesa, omitiram a relação incestuosa da princesa vampira com o irmão, Javutich.

O produtor Nello Santi queria filmar em cores, mas Bava preferiu filmar em preto e branco, o que acabou entregando uma atmosfera mais onírica, já que o uso generoso de miniaturas e de cenários pintados poderia ter ficado evidente demais, perdendo um pouco da mágica fusão desses elementos.

A ambientação gótica, pendendo para o conto de fadas, acabou realçando o simbolismo de algumas cenas. Demonstrando sua maturidade artística, já em seu primeiro projeto, o diretor teve o cuidado de preparar storyboards, algo que não era usual à época, o que diz muito sobre a preocupação essencial dele, desde o início, com a identidade visual das suas obras.

A trama vinha em segundo plano, o mais importante eram as formas que o diretor encontrava para, driblando o baixo orçamento, transportar suas ideias para a realidade das filmagens.

* Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui