Stan Laurel e Oliver Hardy trabalhavam na companhia de Hal Roach, apareciam juntos em alguns curtas, mas não começaram como “dupla”, como outros comediantes do mesmo período que hoje poucos lembram, eles não tinham experiência no Vaudeville, mas o carisma dos dois juntos em cena encantou o público da época. O diretor Leo McCarey foi um dos primeiros a perceber esta química encantadora, logo, fez de tudo para unir os atores e satisfazer o desejo popular.

Como um apaixonado por “O Gordo e o Magro”, eu enxergo nos curtas silenciosos da dupla tentativas simpáticas de estabelecer o molde que seria melhor trabalhado nos filmes sonoros. A nova tecnologia que amedrontava toda a indústria, inclusive os dois rapazes, serviu para agregar à pantomima o senso de camaradagem que era explorado nos diálogos. O recurso que limitou outros comediantes físicos, refinou ainda mais a arte da dupla, já que suas vozes combinavam hilariantemente com a personalidade que eles haviam cristalizado nas telas.

Em meados dos anos 30, em pleno período de Grande Depressão, o público reclamava que pagava um valor alto para ver curtas, por conseguinte, Roach foi forçado a apostar em filmes longos, sessões duplas. Laurel e Hardy, muito a contragosto, abandonaram os curtas e dedicaram especial atenção aos longas, formato em que não se sentiam plenamente confortáveis.

É triste, mas boa parte da nova geração não entrou em contato com “O Gordo e o Magro”, as crianças e jovens de hoje consideram algo ultrapassado. Pensando nisto, eu selecionei os dez melhores filmes da dupla, abraçando curtas e longas, levando em consideração o árduo teste do tempo em revisão.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 melhores filmes da dupla "O Gordo e o Magro"

LONGAS:

Perdão Para Dois (Pardon Us – 1931)

Stan e Ollie descobrem que vender cerveja a um policial durante a Lei Seca não é uma boa ideia. Primeiro longa da dupla.

Os Filhos do Deserto (Sons of The Desert – 1933)

Stan e Ollie querem participar de uma festa regada a muita bebida e mulheres, mas há o impedimentos das esposas. Assim, eles combinam de falar para suas esposas que eles estão indo em um cruzeiro medicinal para que Ollie possa se tratar de uma doença. Na realidade, ele não tem doença nenhuma, e sua mulher vai descobrir isso da pior maneira possível.

Sossega Leão (Our Relations – 1936)

Stan e Ollie têm algo em comum: ambos tiveram irmãos gêmeos que haviam falecido em um motim. Todos os problemas começam quando Alf e Bert, os irmãos que julgavam falecidos, aparecem na cidade. Eles se metem em uma série de confusões e acabam levando a culpa por tudo.

Paixonite Aguda (The Flying Deuces – 1939)

Em Paris, Ollie se apaixona por uma bela moça chamada Georgette, mas não sabe que ela já está comprometida com um oficial chamado François. Assim, no momento em que ele a pede em casamento, ela acaba recusando, deixando-o arrasado. Para se esquecer de sua amada, ele decide se alistar na Legião Estrangeira junto com o seu amigo Stan. E assim começam os problemas.

Dois Palermas em Oxford (A Chump at Oxford – 1939)

Stan recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Ollie o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 melhores filmes da dupla "O Gordo e o Magro"

CURTAS:

Um Marido Distraído (Hog Wild – 1930)

Ollie não consegue encontrar seu chapéu, muito para a diversão de sua esposa e empregada doméstica. Em seguida, Ollie e Stan ficam na tentativa de instalar uma antena de rádio na cobertura.

Ajudante Desastrado (Helpmates – 1932)

Stan ajuda Ollie a limpar sua casa, após uma festinha, antes que a esposa do amigo chegue e descubra a pilantragem.

Entrega a Domicílio (The Music Box – 1932)

Stan e Ollie tentam desastradamente levar um pesado piano até uma casa localizada numa ladeira. Único filme da dupla a receber um Oscar.

Dois Marceneiros Fora de Esquadro (Busy Bodies – 1933)

Stan e Ollie são marceneiros que se metem nas mais variadas confusões.

Limpa Chaminés (Dirty Work – 1933)

Stan e Ollie chegam à casa de um cientista maluco para limpar a chaminé e se envolvem em seu experimento de rejuvenescimento.

devotudoaocinema.com.br - Os 10 melhores filmes da dupla "O Gordo e o Magro"



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui