10 frases do filme “O Carteiro e o Poeta” que te farão enxergar a beleza da sensibilidade

0

A emoção em “O Carteiro e o Poeta” (Il Postino– 1994), dirigido por Michael Radford e Massimo Troisi, já nasce nos primeiros segundos, com a linda trilha sonora de Luis Bacalov, que consegue transmitir um profundo sentimento de nostalgia, como que a sociedade gritando por ajuda, a necessidade do retorno de valores já tidos como antiquados e dispensáveis.

O homem humilde, vivido por Massimo Troisi, emocionalmente inseguro, que, por hábito, aprendeu a se minimizar, observando ternamente a foto amarelada, enquanto o dia lentamente desperta. Ele tenta estabelecer contato com o pai, um pescador embrutecido pela vida, porém, o velho não escuta suas desajeitadas palavras, preocupado mais com o mecânico saciar de sua fome. Ao conhecer o poeta Pablo Neruda, vivido por Philippe Noiret, em um cinejornal, o homem toca brevemente aquele mundo desconhecido, totalmente diferente de sua simples comunidade pesqueira. A cultura, único elemento que verdadeiramente modifica o homem, já havia começado a libertá-lo daquela realidade simplória.

Selecionei abaixo frases marcantes do filme que transmitem sabedoria, lucidez e ajudam no resgate da compreensão da importância da sensibilidade em nossas vidas. Vivemos tempos sombrios de medo e ódio, nada melhor que a poesia para oferecer uma alternativa gentil para a construção de um futuro verdadeiramente belo.

il postino 113626005 2ee3fde8 f868 413d 8eee aca1ae11cc6e - 10 frases do filme "O Carteiro e o Poeta" que te farão enxergar a beleza da sensibilidade

1 – “A poesia não pertence àqueles que a escrevem, pertence àqueles que necessitam dela.”

2 – “Até as ideias mais sublimes soam pavorosas quando escutadas várias vezes.”

3 – “O seu sorriso se espalha pelo rosto como borboletas.”

4 – “Quando é explicada, a poesia torna-se banal.”

5 – “O melhor é a experiência de sentimentos que a poesia pode revelar a uma alma suficientemente aberta para entendê-la.”

6 – “Caro poeta, você me deu livros para ler, você me ensinou a usar minha língua para algo mais que lamber selos. A culpa por eu estar apaixonado é sua!”

il postino9 - 10 frases do filme "O Carteiro e o Poeta" que te farão enxergar a beleza da sensibilidade

7 – “Ele a está aquecendo como um forno com suas metáforas.”

8 – “O ser humano não tem compromissos com a simplicidade ou a complexidade das coisas.”

9 – “Quando um homem começa a te tocar com palavras, não está longe de te tocar com as mãos.”

10 – “Sua risada é uma súbita onda prateada.”

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here