Existem casos trágicos nos bastidores de Hollywood que conseguiram ser abafados com precisão cirúrgica pelos produtores. Nenhum foi mais terrível que o do ator Vic Morrow e duas crianças asiáticas. Deve haver enorme responsabilidade ao comandar uma produção em que a verba seja alta e as ambições ainda maiores.

O diretor John Landis (que vinha de uma corrente de sucessos, como “Um Lobisomem Americano em Londres”, “Os Irmãos Cara de Pau” e “O Clube dos Cafajestes”) era jovem e já experimentava as glórias do reconhecimento em sua carreira, sendo considerado um dos expoentes em sua área.

Associou-se a Steven Spielberg na produção de “No Limite da Realidade” (Twilight Zone: The Movie – 1983), um aguardado resgate da série “Além da Imaginação”. Tudo parecia conspirar para o sucesso da produção, que contava com um elenco de nomes populares na época, como Dan Aykroyd e Vic Morrow (famoso pela série “Combate” e que na época estava com 53 anos), tendo seus segmentos dirigidos também por Joe Dante (que viria a fazer “Gremlins”) e George Miller (já popular por “Mad Max” e “Mad Max 2”).

O problema ocorreu nas filmagens do episódio de Landis, que, em seu clímax, mostrava Morrow sendo perseguido em uma floresta no Vietnã por um helicóptero. O seu personagem encontraria duas crianças vietnamitas e, em um ato de redenção, atravessaria um rio com elas nos braços, enquanto a vila seria dizimada por enormes explosões. O segmento terminaria com o veterano ator (cujo personagem tinha um histórico cruel) dizendo às crianças: “Eu manterei vocês a salvo, prometo!”

devotudoaocinema.com.br - A tragédia na carreira do ator Vic Morrow que modificou Hollywood

O diretor ficou transtornado ao saber que na Califórnia havia uma lei trabalhista infantil que impedia uma criança de trabalhar de madrugada (que era o horário que ele considerava necessário para seu projeto). Os agentes de elenco chegaram a demonstrar preocupação com a gravação da cena, chegando a conversar com o diretor sobre o perigo envolvido. Landis decidiu driblar a lei, contratando ilegalmente as crianças e dando-as alguns trocados, para evitar inseri-las na folha de pagamento.

Um dos assistentes de direção tentou mudar a cabeça de seu chefe, dando a opção de filmá-las durante o dia e artificialmente fazer parecer ser de noite ou até mesmo contratar dois anões para fazer o serviço (mas desta forma não se poderia filmá-los de perto, o que contrariou o perfeccionismo do diretor), porém, ele estava irredutível. Os assistentes então correram para encontrar as crianças asiáticas, cujos pais estivessem dispostos a aceitar as condições arriscadas da filmagem. Encontraram Renee (seis anos) e My-Ca (sete anos), que ficaram tremendamente felizes por participarem do filme. Duas noites de gravação, que terminaram tragicamente em 23 de Julho de 1982.

As explosões assustaram as crianças e o piloto do helicóptero, que alertou Landis do risco, mas recebeu dele um comando de: “desça mais, desça mais!” Os explosivos acertaram o helicóptero, que perdeu o controle e despencou com a hélice em movimento, acertando em cheio Morrow e as duas crianças, que já estavam no meio do rio. A tragédia levou Landis e Spielberg a um processo jurídico (pela filha de Morrow, a atriz Jennifer Jason Leigh) que terminou com a amizade entre os dois. Traumatizado, o jovem chegou a duvidar da possibilidade de estar atrás de uma câmera e dar ordens novamente.

A tragédia poderia ter sido evitada, um conjunto de erros que foram ignorados em prol da ganância. Em uma decisão infeliz dos produtores, o filme estreou pouco tempo depois, sendo recebido pelo público e pela crítica com óbvia frieza. Como sempre, após o “prédio desabar, contrata-se um engenheiro”, devido ao que ocorreu foram modificadas as leis de trabalho infantil no cinema, o que impediu que casos similares acontecessem.

A irresponsabilidade de John Landis fez com que sua promissora carreira perdesse crédito. Ele ainda conseguiu destaque dirigindo o clássico clipe de Michael Jackson “Thriller”, mas seus projetos seguintes não demonstram toda aquela sagacidade que o jovem possuía em seu início.

Em entrevistas, ele raramente toca no assunto, mas quando o faz, reafirma o quanto esta tragédia o abalou e como ele não passa sequer um dia sem se lembrar daquelas crianças.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui