A vida imita a arte? Ou há algo mais complexo nas relações entre a ficção e os eventos reais?

Sem Suspeita (Above Suspicion – 1995)

Christopher Reeve vive um policial que, após um acidente, fica paraplégico e se vê confinado a uma cadeira de rodas e decide iniciar um ardiloso plano de vingança ao descobrir a traição de sua mulher com o próprio irmão. Ele se recupera, mas para se proteger da acusação de homicídio precisa fingir ser cadeirante. Em 27 de maio de 1995, seis dias após o lançamento do filme, Reeve quebrou o pescoço em um acidente de equitação que o deixou paralisado pelo resto de sua vida.

devotudoaocinema.com.br - 4 arrepiantes vezes em que o cinema conseguiu prever o futuro

Síndrome da China (The China Syndrome – 1979)

Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, Kimberly Wells (Jane Fonda), uma repórter, vê algo muito irregular e Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma discretamente o “incidente”. No entanto, devido a pressões, o filme não passa no noticiário. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, pois se o caso viesse à tona a usina seria fechada até uma nova vistoria ser feita, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação. O filme foi muito criticado em sua estreia pela indústria de energia nuclear como um ato irresponsável e sensacionalista. Apenas 12 dias depois, uma estação de energia nuclear na Pensilvânia teve um superaquecimento em um dos reatores, levando os técnicos nucleares ao pânico.

devotudoaocinema.com.br - 4 arrepiantes vezes em que o cinema conseguiu prever o futuro

Super Mario Bros. (1993)

Há muito tempo a Terra era dominada pelos dinossauros e ninguém os incomodava, pois não havia gente. A vida era boa num lugar que, após 65 milhões de anos, passou a se chamar Brooklyn. Então algo inesperado aconteceu, pois um meteoro gigante atingiu a Terra e os dinossauros foram exterminados. Entretanto o impacto criou uma dimensão paralela, onde alguns dinossauros sobreviveram e se tornaram uma espécie inteligente e agressiva, como nós. Brooklyn, 20 anos atrás. Na porta de um convento é deixado um ovo, que é recolhido pelas freiras e dele nasce uma criança. Brooklyn, dias atuais. Os encanadores Mario Mario (Bob Hoskins) e Luigi Mario (John Leguizamo) se vêem numa aventura fantástica para salvar a Princesa Daisy (Samantha Mathis) em um escondido mundo, Dinohattan, onde os habitantes evoluíram dos dinossauros. O primeiro videogame a ganhar adaptação cinematográfica é ruim em muitos sentidos, mas é arrepiante como ele vislumbra um futuro em Nova York sem as torres gêmeas.

devotudoaocinema.com.br - 4 arrepiantes vezes em que o cinema conseguiu prever o futuro

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)

Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la. Quase onze anos depois da estreia, uma equipe de pesquisadores em cooperação com a American Psychological Association orgulhosamente anunciou que o apagamento de memória para pessoas que sofrem de estresse pós-trauma e condições similares que derivam de más lembranças logo será uma realidade.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui