2 pérolas do TERROR: “The Norliss Tapes” e “El Retorno del Hombre Lobo”

0

ICFTT 1 - 2 pérolas do TERROR: "The Norliss Tapes" e "El Retorno del Hombre Lobo"

The Norliss Tapes (1973)

Um repórter investigativo (Roy Thinnes) faz contato com um artista que fez um pacto para voltar depois de sua morte para esculpir uma estátua de um demônio usando sangue humano e argila. Quando o demônio for despertado, ele receberá a imortalidade.

Pensado inicialmente como o piloto para uma série, este telefilme acima da média garante alguns bons momentos apavorantes. O diretor Dan Curtis estava produzindo as duas aventuras televisivas de Kolchak (“The Night Stalker” e “The Night Strangler”), personagem que no ano seguinte estrearia uma importante série, “Kolchak e os Demônios da Noite”, que serviria de inspiração para “Arquivo X”, logo, o sobrenatural era a sua zona de conforto criativa, ele também foi o idealizador da cultuada série “Dark Shadows” (1966-1971). Baseado em uma história de Fred Mustard Stewart, o responsável pelo livro que originou “Balada Para Satã” (1971), “The Norliss Tapes” tem a mesma temática ocultista de Kolchak, com uma forte pegada lovecraftiana, uma aura sombria que envelheceu muito bem.

Cotação: 3 stars - 2 pérolas do TERROR: "The Norliss Tapes" e "El Retorno del Hombre Lobo"

B8vUqAgCYAA9tNp - 2 pérolas do TERROR: "The Norliss Tapes" e "El Retorno del Hombre Lobo"

El Retorno del Hombre Lobo (1981)

Um ressuscitado lobisomem medieval (Paul Naschy) entra em conflito com a condessa vampira Elisabeth Bathory (Julia Saly), que deseja escravizá-lo após ter sido também revivida graças às falcatruas de uma cientista ambiciosa (Silvia Aguilar).

Somente aqueles cinéfilos mais apaixonados pelo gênero conhecem a saga espanhola do trágico Waldemar Daninsky, vivido em doze produções pelo halterofilista Jacinto Molina, ou Paul Naschy, como ficou conhecido fora de seu país, que, desta feita, também roteiriza e dirige. Com um orçamento mais generoso, este, praticamente uma coletânea das melhores ideias dos oito projetos anteriores, é o único da série que realmente oferece um entretenimento de boa qualidade, colocando-o em confronto com um trio de vampiras. Os (vários) furos de roteiro precisam ser relevados, a diversão está em abraçar a proposta displicente da trama, recheada de sensualidade, com belas mulheres vestindo camisolas transparentes. A fotografia gótica é o melhor elemento, estabelecendo um excelente clima de pesadelo desde o início ambientado na Idade Média. A interpretação visceral de Molina, considerado o Lon Chaney espanhol, transformando o monstro em uma espécie de anti-herói, segue eficiente em revisão.

Cotação: STAR 2.5 - 2 pérolas do TERROR: "The Norliss Tapes" e "El Retorno del Hombre Lobo"

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here