Chumbo Quente – “Abatendo Um a Um”, “A Última Carroça” e “Honra de Selvagens”

0

8ea286f74defeba4d22b807481318afa - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

Abatendo Um a Um (Showdown – 1963)

Em uma pequena cidade da fronteira mexicana, dois vaqueiros errantes são aprisionados numa estaca com outros criminosos, que fogem e passam a disputar um valor roubado por seu líder.

R.G. Springsteen era um hábil diretor de westerns B, sabia fazer muito (e rápido) com baixíssimo orçamento, logo, não se pode esperar algo grandioso de “Abatendo Um a Um”, mas ele entrega diversão em boa dosagem. Claramente inspirado pelos westerns da parceria entre Randolph Scott e Budd Boetticher, com participação especial de Strother Martin, coadjuvante conhecido de filmes dirigidos por Sam Peckinpah, John Huston, Robert Aldrich e John Ford, mas que os cinéfilos dedicados costumam lembrar por dizer a frase clássica de “Rebeldia Indomável”: “O que temos aqui… é uma falha de comunicação”.

Cotação: 2 stars - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

1 66fB6j56VEQEtVKNuNjwKw - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

A Última Carroça (The Last Wagon – 1956)

Durante um ataque indígena, um grupo de pioneiros são salvos por um homem condenado por homicídio.

Pérola do subestimado diretor Delmer Daves (que ajuda no roteiro, co-escrito com James Edward Grant, o favorito de John Wayne), com a fotografia sempre primorosa de Wilfred Cline, que aproveita generosamente as dimensões épicas do CinemaScope para utilizar a profundidade de campo e os extremos do quadro como ferramentas narrativas, com o investimento emocional do público garantido pela competente atuação de Richard Widmark, esbanjando carisma. Vale destacar o momento em que Jenny (Felicia Farr) se entrega à ele, uma das cenas de amor mais lindas do gênero. Contemplativo e contundente, um dos melhores westerns da safra revisionista inicial.

Cotação: Azhar movie Star Ratings 2 - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

Poster - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

Honra de Selvagens (Walk The Proud Land – 1956)

A história real de John Philip Clum, um agente do Exército americano enviado a uma tribo Apache para tentar novas formas de aproximação entre índios e brancos.

Um dos melhores filmes protagonizados por Audie Murphy, dirigido por Jesse Hibbs, que no ano anterior havia entregado “Terrível Como o Inferno”, cinebiografia do próprio Murphy, protagonizado por ele mesmo, o soldado mais condecorado da Segunda Guerra Mundial. Vale principalmente para ver uma jovem Anne Bancroft como uma índia viúva que fica apaixonada pelo mocinho, além da participação de Jay Silverheels, o Tonto do seriado “The Lone Ranger”, vivendo o revolucionário Gerônimo. A postura progressiva no respeitoso tratamento dado aos índios pode ser considerada pioneira no gênero, com Murphy interpretando um pacifista, não o clássico estereótipo do herói de ação.

Cotação: 3 stars - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

propaganda faroeste2 - Chumbo Quente - "Abatendo Um a Um", "A Última Carroça" e "Honra de Selvagens"

  • Os três filmes estão sendo lançados em DVD pela distribuidora “Classicline” com a qualidade de sempre. 

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here