Noir Francês – “Expresso para Bordeaux”, “Grisbi”, “Vício Maldito”, “Como Fera Encurralada”, “A Morte de Um Corrupto” e “Série Negra”

0

Expresso para Bordeaux (Un Flic – 1972)

O ladrão Simon planeja um arriscado roubo a um trem pagador, o que o colocará em rota de colisão com o amigo detetive Coleman. E ambos estão apaixonados pela mesma mulher. Último filme do genial Melville, mestre supremo do polar.

Ao contrário do filme policial padrão, que envolve a solução de um mistério, o noir é alicerçado na constatação de que só o caos pode reparar a desordem, o que vale é a jornada, nunca o destino. Há uma longa sequência no filme que corrobora esta definição, Melville dedica generosos vinte minutos à ação em tempo real dos bandidos em um ousado roubo no trem, com atenção em cada detalhe, até na preparação psicológica prévia, sem concessões mercadológicas, sem estetizar a violência, já que o plano é executado com extrema competência. O uso inteligente do silêncio, focando nos olhares e pequenos gestos, demonstra a segurança autoral de um diretor que já não precisava provar nada a ninguém.

Touchez pas au grisbi 750x400 - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

Grisbi – Ouro Maldito (Touchez pas au Grisbi – 1954)

Um velho gângster planeja um último golpe antes de se aposentar, mas o mundo do crime não é mais o mesmo. Obra-prima do mestre Jacques Becker. Melhor Ator no Festival de Veneza (Jean Gabin).

As convenções do noir são trabalhadas neste ótimo filme, adaptado da obra de Albert Simonin, como veículo para retratar alegoricamente a angústia da constatação da finitude, o inevitável declínio, e a tentativa de manter a dignidade estando inserido em um mar de lama. Gabin retornando à boa forma após algumas escolhas problemáticas, a jovem Jeanne Moreau começando a mostrar sua estrela anos antes de “Os Amantes”, o cinéfilo tem razões de sobra para dedicar atenção especial à esta pérola de Jacques Becker, vencendo o ritmo lento dos primeiros trinta minutos.

s725 b52d38 - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

Vício Maldito (La Désordre et la Nuit – 1958)

Ao investigar a morte do dono de um clube noturno, um detetive da polícia parisiense se interessa por uma fascinante mulher viciada em drogas. Um dos mais emblemáticos filmes noir estrelados por Jean Gabin, dirigido por Gilles Grangier.

Uma das três pérolas que reuniram Jean Gabin e Danielle Darrieux, patrimônios do cinema francês. O maior mérito da obra é sua abordagem corajosa (para a época) sobre a dependência química, o roteiro derrapa em alguns momentos, com situações inverossímeis, mas compensa em outros, como na perfeita construção de clima, adequando confortavelmente o espectador ao seu ritmo, com lindos interlúdios musicais jazzísticos de Hazel Scott, e, principalmente, na forma como se foca no desenvolvimento dos personagens.

zzclasse5 - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

Como Fera Encurralada (Classe Tous Risques – 1960)

Um criminoso tenta voltar clandestinamente da Itália para França, fugindo da polícia. Ao chegar, percebe que haverá problemas. Lançado na explosão da Nouvelle Vague, este é um policial magnífico de Sautet.

Gosto muito dos trabalhos do diretor Claude Sautet, um diretor que definitivamente merece ser mais citado pela nova geração de cinéfilos. Ele considerava “Como Fera Encurralada” o seu primeiro trabalho autoral, uma trama em que já se notava o seu apreço generoso pela ternura, algo que parece antagônico ao tema, que, em suas mãos, acaba se transformando em um sensível libelo à amizade. Vale destacar o ótimo ritmo, que envelheceu muito bem, e a presença de Jean-Paul Belmondo, no mesmo ano em que viria a conquistar o mundo com “Acossado”, de Godard.

MV5BNzMyOWQ2YzItM2Y2Ni00YjA3LTliYmQtMGExY2Q3OWE2MmJhXkEyXkFqcGdeQXVyMjUyNDk2ODc@. V1  - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

A Morte de Um Corrupto (Mort d’un Pourri – 1977)

Executivo tenta ajudar amigo parlamentar, que acabou de matar um chantagista que dizia ter documentos que comprovariam um escândalo de corrupção. Surpreendente polar político com elenco internacional.

Dirigido por Georges Lautner, produzido por Alain Delon, este thriller conspiratório sobre corrupção governamental supera os similares norte-americanos que marcaram o período, como “Três Dias do Condor”, mas infelizmente é pouco lembrado, talvez por defender o viés de direita do seu protagonista, o que torna este resgate em DVD um ato memorável. A direção de fotografia do grande Henri Decaë eleva ainda mais a qualidade, ajudando a estabelecer o senso contínuo de ameaça que envolve os personagens. A desilusão do protagonista e seu revide brutal estão entre os melhores momentos do cinema francês da época.

p6221 i h12 ab - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

Série Negra (Série Noire – 1979)

Frank é um vendedor que atua na periferia de Paris. Ao conhecer uma adolescente obrigada a se prostituir, ele decide matar para ajudar a moça. Obra-prima do cinema noir com direção do talentoso Alain Corneau, baseada no romance de Jim Thompson.

Após uma primeira metade arrastada, o roteiro, amparado no carisma de Patrick Dewaere, encontra uma identidade e afina o distorcido senso de humor, entregando um trabalho competente e uma adaptação, com toques de “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, muito fiel em espírito ao estilo do autor Jim Thompson e seu “A Hell of a Woman”. Uma obra que transcende o subgênero Noir e merece ser redescoberta.

2000139635 8 G - Noir Francês - "Expresso para Bordeaux", "Grisbi", "Vício Maldito", "Como Fera Encurralada", "A Morte de Um Corrupto" e "Série Negra"

Adquira o DVD lançado pela distribuidora Versátil:  https://www.versatilhv.com.br/produto/348113/filme-noir-frances-vol-1-3-dvds

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here