A arte do jovem roteirista/diretor japonês Makoto Shinkai ainda é pouco celebrada no Brasil, talvez seu trabalho mais popular seja “Your Name“, sucesso de público e crítica em seu país de origem, obra-prima disponível por aqui na NETFLIX, cujo ótimo mangá foi lançado em português pela editora JBC, uma tremenda injustiça que pretendo desfazer neste texto.

Os roteiros são delicados, criativos, bebem na fonte de seu ídolo Hayao Miyazaki, mas o traço detalhista é o diferencial, o contraste e a paleta de cores utilizada por ele transformam o corriqueiro em algo mágico, como se ele enxergasse o mundo de forma única.

devotudoaocinema.com.br - A DELICADA arte do diretor Makoto Shinkai, de "Your Name", na NETFLIX

Ela e o Seu Gato (Kanojo to kanojo no neko – 1999)

Este curta independente monocromático com apenas 5 minutos conquistou muitos prêmios em festivais, abordando a relação entre um gato e sua dona, pela fascinante perspectiva do felino. A simplicidade no conceito encanta, permitindo ao espectador preencher lacunas. A ideia nasceu da tentativa de Makoto aliviar a tristeza da namorada, que passava por alguns problemas. O próprio diretor distribuiu inicialmente a obra em convenções de anime, atraindo a atenção do estúdio CoMix Wave Films, possibilitando novos projetos.

“Ela e o Seu Gato” completo e legendado no Youtube:

devotudoaocinema.com.br - A DELICADA arte do diretor Makoto Shinkai, de "Your Name", na NETFLIX

Vozes de Uma Estrela Distante (Hoshi no koe – 2002)

A personificação da solidão, material profundamente humano revestido pelas convenções da ficção científica neste premiadíssimo curta. Um casal que se conhece desde a infância, separados na adolescência por um conflito espacial de proporções épicas. Ela, enviada como guerreira, controlando seu robô contra alienígenas. Ele, tentando seguir a vida rotineira na Terra, enquanto recebe as mensagens dela pelo celular. À medida em que a jovem se afasta cada vez mais do planeta, a comunicação vai atrasando, ele vai envelhecendo, aumentando o vazio no coração dos dois. O desfecho emociona principalmente por sinalizar esperança na questão da crítica à incomunicabilidade na sociedade moderna.

  • Você encontra o curta garimpando na internet.

devotudoaocinema.com.br - A DELICADA arte do diretor Makoto Shinkai, de "Your Name", na NETFLIX

Your Name (Kimi no na wa – 2016)

Mitsuha (Mone Kamishiraishi) é a filha do prefeito de um vilarejo, mas sonha em tentar a sorte na cidade grande. Taki (Ryūnosuke Kamiki) trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar o seu emprego. Os dois não se conhecem, mas estão conectados pelas imagens de seus sonhos.

Esta é a animação perfeita para mostrar àquele cinéfilo adulto que ainda resiste ao estilo oriental, impossível não se encantar com a história inusitada de amor engendrada por Shinkai. A grande jogada de mestre é não se limitar à premissa desgastada da troca de corpos, o roteiro é complexo, trata em sua metáfora do conflito entre tradição e a adaptação ao novo, surpreendendo também pela doçura com que aborda as fragilidades dos dois jovens, e, principalmente, o aprendizado conquistado através do artifício surreal. A imprevisibilidade é fundamental na trama, logo, qualquer análise, ainda que superficial, pode prejudicar a experiência do espectador.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui