A Força em Alerta (Under Siege – 1992)

Um poderoso navio de guerra que está sendo desativado é vítima de terroristas, que planejam assumir o controle da embarcação. Porém, eles não contavam com a presença de Casey Ryback (Steven Seagal), um super agente que está a bordo, disfarçado de cozinheiro.

O conceito é simplesmente “Duro de Matar” em um navio, não há originalidade alguma, mas, não há como negar, o resultado diverte bastante. Steven Seagal estava aproveitando o sucesso, antes da indústria colocar ele na geladeira dos lançamentos diretos para o mercado de vídeo, mas ele já exibia pouco de sua arte marcial, Aikido, e acaba sendo eclipsado pelos vilões, principalmente o sempre exótico Gary Busey, hilário na cena em que aparece vestido de mulher.

A ação coordenada pelo dublê Conrad Palmisano se resume à um ótimo duelo de facas com o excelente Tommy Lee Jones, algumas surpreendentes exibições de gore e ao bom e velho tiroteio em sequências coreograficamente competentes. E, claro, vale destacar a presença da espetacular Erika Eleniak, que melhora exponencialmente qualquer filme (principalmente na versão sem cortes). Analisada em revisão, a obra permanece eficiente, você nem percebe o tempo passar.

devotudoaocinema.com.br - "A Força em Alerta", de Andrew Davis, na AMAZON PRIME
O reencontro recente de Erika Eleniak e Steven Seagal.

A direção de Andrew Davis, que faria no ano seguinte o excelente “O Fugitivo”, consegue extrair o melhor de cada situação, valorizando os ambientes claustrofóbicos. Uma grande sacada do roteiro é criar no público a expectativa pela entrada do herói na aventura, colocando ele preso no frigorífico por seus superiores, algo similar ao que ocorre em “O Dragão Chinês”, em que Bruce Lee é levado a conter seu instinto de revide até o último momento.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui