Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

0

Atuando profissionalmente na área desde 2008, como crítico, ator, roteirista, produtor e cineasta, sempre recebo mensagens de mães pedindo sugestões de cursos para seus filhos adolescentes que desejam trabalhar nesta indústria.

A resposta é sempre a mesma. Eu sou AUTODIDATA por opção consciente, apaixonado estudioso do tema desde criança, nunca fiz cursos nem faculdade de cinema, reforço até que, principalmente no Brasil, estes caminhos formais são cognitivamente prejudiciais e criativamente limitantes, já que os nossos acadêmicos intelectualmente empoeirados demonizam gêneros, idolatram (por pura ideologia política) alguns poucos “iluminados”, enquanto jogam na lata de lixo da História vários profissionais valiosos, em suma, idolatram excessivamente os esforços umbilicais (soníferos eficientes) de cineastas militantes de esquerda e desprezam o resto, principalmente tudo o que foi (e é) popular.

Resumindo, para eles, a Palma de Ouro conquistada por Anselmo Duarte foi um golpe de sorte e Mazzaropi é motivo de vergonha, para quem estuda e ama a arte, “O Pagador de Promessas” representa o poder de uma boa história bem contada, e o eterno Mazza fez MAIS pelo cinema brasileiro (como produtor, empregador, visionário) do que a cambada de drogadinhos complexados e inseguros do “Cinema Novo” mimados pelos pseudointelectuais da imprensa.

Se nossas faculdades de cinema estimulassem desde sempre nos alunos maior respeito por nomes como Jece Valadão, José Mojica Marins, o próprio Mazzaropi, Oscarito, Humberto Mauro e Adhemar Gonzaga, ao invés de bajulação cega por chatos e pedantes como Glauber Rocha, nós teríamos hoje uma indústria sólida, apaixonada, caminhando ereta e de cabeça erguida no cenário internacional. O problema do nosso cinema não é financeiro, mas sim, um problema estrutural de caráter.

A melhor “faculdade” de cinema é DEVORAR filmes de todos os gêneros e épocas, ESTUDAR direto na fonte, sem filtros ideológicos tendenciosos. Há vários documentários maravilhosos sobre variados aspectos da indústria, muitos são excessivamente técnicos (evitei estes nesta lista), selecionei 25 pérolas que você pode garimpar na internet, alguns até foram lançados em DVD.

Importante, caso você sinta vontade de perguntar ao final: “Onde encontro?”, começou mal, o ESTUDIOSO DEDICADO já anota os títulos e começa procurando no Google, ferramenta facilitadora preciosa que a minha geração não teve. Quem realmente quer, procura, luta pela informação, e, vale ressaltar, sente PRAZER com esta caçada cultural. Boa sessão!

zmdxPaKFMu1dpBw78jsCMbpOxJo - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Francis Ford Coppola – O Apocalipse de Um Cineasta (Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse – 1991)

Documentário sobre a vida e a carreira do consagrado diretor Francis Ford Coppola, e sobre as complicadas e intensas gravações do clássico “Apocalypse Now”, de 1979.

a56eead01edab663fa13702106353eae scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

O Peso dos Sonhos (Burden of Dreams – 1982)

Documentário sobre as conturbadas filmagens de “Fitzcarraldo”, de Werner Herzog, no Amazonas peruano. Com uma produção complicada e cara, o filme de Herzog passou por uma série de problemas: acidente de avião, chuvas constantes, ataques de índios, uma guerra fronteiriça perto das locações e o abandono das filmagens por alguns dos atores. Tudo isso é registrado pela câmera, que retrata com precisão a obsessão de Herzog em ir até as últimas consequências com seu projeto.

visions 1200 1200 675 675 crop 000000 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

A Luz no Cinema (Visions of Light – 1992)

Cinegrafistas discutem o ofício e a arte da fotografia e do “DP” (o diretor de fotografia), ilustrando os seus pontos com trechos de 100 filmes, a partir de “Nascimento de uma Nação” até “Faça a Coisa Certa”. A narração nos leva pelos estilos identificáveis dos estúdios ​​dos anos 30, o surgimento do Noir e o impacto dos europeus.

empire of dreams the story of the star wars trilogy scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars (Empire of Dreams: The Story of the Star Wars Trilogy – 2004)

No documentário mais abrangente de todos os tempos sobre a produção de filmes, explore a criação desta saga, incluindo as dificuldades que George Lucas e sua equipe tiveram que enfrentar para criar a série que poucos acreditavam que poderia ser terminada.

a personal journey with martin scorsese through american movies scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano (A Personal Journey with Martin Scorsese through American Movies – 1995)

Uma visão única e pessoal do cinema americano por um dos grandes diretores do século XX. Dividido em três partes (e contando muitos com trechos comentados dos principais filmes abordados), o documentário é composto das reminiscências de Martin Scorsese e de como os filmes o afetaram e o influenciaram para se tornar cineasta, desde os mestres do cinema mudo até o final dos anos 60, quando o próprio Scorsese começou a sua carreira.

my voyage to italy slide 1 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Minha Viagem à Itália (My Voyage to Italy – 2001)

Após sua extraordinária aula sobre o cinema americano, Martin Scorsese nos leva em uma nova e fascinante viagem, desta vez pela história do cinema italiano, do movimento neorrealista à brilhante década de 60. Abordando de Roberto Rossellini a Federico Fellini, de Vittorio De Sica a Luchino Visconti, o filme é uma homenagem apaixonada a alguns dos maiores mestres da Itália, através do olhar sentimental de um cineasta com profundas raízes italianas.

eurocrime nandar tv scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Eurocrime! The Italian Cop and Gangster Films That Ruled The 70s (2012)

Documentário sobre o cinema policial realizado na Itália entre os anos 1960-80, contendo entrevistas com realizadores e astros de produções do gênero.

Truffaut scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Hitchcock/Truffaut (2015)

Cineastas discutem como o livro de 1966 “Hitchcock/Truffaut”, de François Truffaut, influenciou os seus filmes.

image w1280 scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

A Batalha por Cidadão Kane (The Battle Over Citizen Kane – 1996)

Em 1941, com apenas 24 anos, Orson Welles dirigiu, co-escreveu e estrelou Cidadão Kane, uma obra-prima, considerado por muitos como o melhor filme já feito. A história desagradou a fonte de inspiração de Welles, o magnata das comunicações William Randolph Hearst, que exerceu seu imenso poder, riqueza e influência, para destruir o filme – e o próprio Welles.

e59b274925bad8301c1333b263557f40 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Era Uma Vez em Hollywood (That’s Entertainment! – 1974)

Documentário que traça um panorama dos musicais no cinema desde a década de 20 até os anos 50, e traz entrevistas com algumas das estrelas do gênero.

1543567606982.jpg scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Woody Allen: Um Documentário (Woody Allen: A Documentary – 2012)

Woody Allen concordou em falar às câmeras sobre a sua carreira e o seu processo de trabalho. Com um acesso sem precedentes, Robert B. Weide acompanhou o diretor durante um ano e meio – das filmagens de “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” à estreia de “Meia-Noite em Paris” em Cannes.

andrei tarkovski - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Dirigido por Andrei Tarkovsky (Regi: Andrei Tarkovski – 1988)

O diretor Michal Leszczylowski quis dividir com o público os momentos que passou com o cineasta Andrei Tarkóvski, enquanto trabalhava na montagem do longa-metragem “O Sacrifício”. Este filme é o seu modo de evitar que tal experiência se dissolva no labirinto das recordações.

rsw 1280h 768i truecg trueft cover scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

CineMagia – A História das Videolocadoras de São Paulo (2017)

Documentário que conta a história do surgimento das principais videolocadoras da cidade de São Paulo. Com a participação dos fundadores de mais de 20 lojas, funcionários, clientes, vendedores, críticos de cinema e distribuidores, o filme revela os personagens e acontecimentos que desenvolveram a experiência do “cinema em casa” no Brasil nos últimos 40 anos, celebrando o cinema, a gênese das fitas VHS, DVDs e Blu-rays e pontuando a importância do trabalho de profissionais que resistiram às inúmeras transformações do setor.

electric boogaloo forgotten story of cannon films dvd bluray images sldr - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films (2014)

Durante uma década, entre 1979 e 1989, dois primos israelenses chamados Menahem Golan e Yoram Globus revolucionaram o panorama da produção de cinema nos Estados Unidos com sua pequena produtora, a Cannon Films. Eles realizavam dezenas de filmes de baixo orçamento por ano, alguns dos quais tornaram-se clássicos de toda uma geração, ao mesmo tempo em que se aventuravam pelo cinema de arte, usando a renda de aventuras com Chuck Norris e Charles Bronson para bancar filmes assinados por John Cassavettes e Franco Zeffirelli. Este documentário analisa a ascenção e queda da Cannon, que faliu no final da década de 80 justamente pelo excesso de produções e pelo retorno financeiro cada vez menor dos seus filmes mais ambiciosos.

robert altman - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Altman, Um Retrato (Robert Altman: Giggle and Give In – 1996)

Fascinante introdução à obra do cineasta norte-americano, acompanhada de uma análise dos temas recorrentes de sua filmografia. Inclui uma longa entrevista com Robert Altman, e depoimentos de atores e colaboradores.

ISOD Poster Clip scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMAIn Search of Darkness (2019)

Documentário sobre terror oitentista, retrospectiva abrangente que reúne o que houve de melhor dessa época no cinema de horror e na década de um modo geral.

Director Mario Bava scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Mario Bava: Maestro do Macabro (Mario Bava: Maestro of The Macabre – 2000)

Documentário feito para a TV, em formato de telefilme, sobre o trabalho do diretor de cinema italiano Mario Bava, com entrevistas exclusivas de renomados cineastas, muitos trechos de seus filmes e rico acervo fotográfico.

feature Cassavetes scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Cassavetes: O Homem e Sua Obra (I’m Almost not Crazy – John Cassavetes: The Man and His Work – 1984)

Neste documentário original, Michael Ventura acompanha Cassavetes durante as filmagens de “Amantes”, procurando compreender o fascinante processo de criação do diretor e sua relação com os atores.

evuxn 0X6VBE7BPWN Full Image GalleryCover en US 1608306999461. UR19201080 RI scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Jerry Lewis – Loucura e Método (Method to the Madness of Jerry Lewis – 2011)

Jerry Lewis começou sua carreira aos cinco anos nos palcos de teatro. Desde então, ele atuou, produziu e dirigiu diversos filmes. Gregg Barson revela exclusivamente informações sobre este artista conhecido mundialmente por seus trabalhos artísticos e humanitários. Através do arquivo pessoal de Lewis, são revelados fatos interessantes da vida pessoal e profissional deste homem.

Fellini1 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Ciao, Federico! (1970)

Fascinante documentário sobre os bastidores das filmagens de “Satyricon”, que registra o anárquico processo de criação felliniana e a relação do diretor com seu elenco, além da criativa utilização dos cenários.

323908292 1280x720 scaled - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Filme Noir: Iluminando a Escuridão (Film Noir: Bringing Darkness to Light – 2006)

Documentário que pontua as principais características do cinema Noir. O Noir penetra na mente; é desorientador, intrigante e cativante. Noir nos leva a um submundo corajoso de morbidez exuberante, fornecendo vislumbres íntimos de suas damas rudes e intrigantes, desajustados travessos e homens imperfeitos – todos presos na teia perversa de um destino distorcido.

ingmar bergman 1200x630 1 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Fanny e Alexander: Diário de Uma Filmagem (Dokument Fanny och Alexander – 1984)

Documentário filmado durante a gravação de “Fanny e Alexander”. Duas horas de cenas dos bastidores, ensaios de cenas, conversas de Ingmar Bergman com os atores e com Nykvist.

24 Curtas de Krzysztof Kieslowski 1 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Still Alive: A Film About Krzysztof Kieslowski (2006)

Um afetuoso tributo produzido por uma ex-aluna do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. O filme descreve o talento artístico e o caráter do diretor, figura completamente engajada no drama de seus personagens. São trechos de arquivo em que o próprio Kieslowski se manifesta sobre sua arte, fragmentos de seus filmes e depoimentos de amigos e colaboradores, como Irène Jacob, Juliette Binoche e Wim Wenders. Imagens que criam o retrato de um homem impulsivo, apaixonado por seu trabalho, e extremamente sensível à fragilidade da condição humana.

https cdn.cnn .com cnnnext dam assets 130510175526 blade runner - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Dangerous Days: Making Blade Runner (2007)

Um documentário enriquecedor sobre a criação e o legado do clássico da ficção científica “Blade Runner”. Inclui entrevistas e imagens inéditas do filme e das gravações.

Leap Of Faith Feature 768x404 1 - Os 25 MELHORES documentários sobre o universo do CINEMA

Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist (2019)

Um ensaio cinematográfico lírico e espiritual sobre “O Exorcista”. O documentário explora as profundezas desconhecidas dos olhos da mente de William Friedkin, as nuances de seu processo de filmagem e os mistérios da fé e do destino que moldaram sua vida e filmografia.

Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here