Druk – Mais Uma Rodada (Druk – 2020)

Quatro amigos, todos professores do ensino médio, testam a teoria de que melhorarão suas vidas mantendo um nível constante de álcool no sangue.

O conceito trabalhado no roteiro escrito por Vinterberg e Tobias Lindhom é simples, executado de forma competente, com a entrega sempre brilhante de Mads Mikkelsen, mas terrivelmente simples: a bebida alcoólica traz leve sensação de euforia, relaxamento e perda de inibição.

O filme busca inspiração no clássico “Zorba, o Grego” (1964) para a sua melhor sequência, opta por evitar se debruçar em lições de moral ou o clichê da redenção da jornada, mas, ao fazer isto, conclui como uma nuvem, cada espectador vai enxergar nela a mensagem que preferir, algo que, levando em conta o conteúdo muito delicado, creio que possa confundir a mente sem a necessidade de algumas taças de vinho.

Os primeiros 30 minutos mostram o professor entediado, frustrado na vida romântica, descobrindo que, com o aditivo da água que o passarinho não bebe, consegue melhorar sua experiência na sala de aula, fica mais alegre na reunião com os amigos. Ao passar do tempo, como já era de se esperar, ele descobre que todo excesso é prejudicial, o problema está na utilização do álcool como panaceia para os naturais momentos difíceis da vida.

É isto, uma ideia que poderia render um bom curta-metragem, ainda que bastante previsível, mas que, inserida no estilo mais áspero do dinamarquês Vinterberg, que, vale ressaltar, funcionava perfeitamente no excelente “A Caça” (2012), resulta em um estudo de personagem inegavelmente arrastado e tonalmente inseguro. As tentativas de humor, na maior parte das vezes, soam desconfortáveis, não tornam a experiência mais fluida. Na mesma linha, recomendo obras muito superiores, como “Vício Maldito” (1962) e “Farrapo Humano” (1945).

O filme está recebendo destaque por hype financiado e politicagem das premiações norte-americanas, provavelmente passaria despercebido…

Cotação: devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg

* O filme está sendo lançado hoje em algumas salas de cinema e plataformas digitais.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui