Tigres Voadores (Flying Tigers – 1942)

O Capitão Jim Gordon (John Wayne) lidera os Tigres Voadores, uma lendária força de aviação de guerra não reconhecida pelo governo americano, formada por pilotos mercenários em busca de vingança, aventura e honra. Os homens pilotam modelos Curtiss P-40 e combatem os caças e bombardeiros japoneses que invadem o céu da China.

Esta foi a primeira participação de John Wayne no gênero, em uma trama que recicla desavergonhadamente vários elementos de “Paraíso Infernal”, que Howard Hawks dirigiu três anos antes.

O colega, vivido por John Carroll, que só pensa na recompensa que vai receber após a missão é levado a compreender o sofrimento alheio, bonita cena em que uma criança chinesa oferece comida como forma de agradecimento por seus esforços. O personagem modifica sua maneira de enxergar a sua participação no conflito e encara seu teste de fogo no terceiro ato. O investimento foi mais generoso que o usual nas produções da Republic Pictures, você percebe maior refinamento nas cenas de batalha que utilizam registros reais.

O diretor David Miller foi um dos mais competentes e versáteis de sua época, apesar de quase nunca citado, anos depois ele realizaria o excelente noir “Precipícios d’Alma”, o comovente drama “Esquina do Pecado”, o impecável faroeste “Sua Última Façanha” e a adorável comédia “Pavilhão 7”.

  • Adquira o filme em DVD diretamente na loja virtual da distribuidora “Classicline”, AQUI.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui