Uma Voz nas Sombras (Lilies of The Field – 1963)

A história de Homer Smith, um homem simples e desempregado, vivido brilhantemente por Sidney Poitier, que, numa parada para consertar seu carro em uma fazenda, acaba conhecendo uma pequena comunidade de freiras. Elas o veem como um enviado de Deus para ajudá-las a construir uma capela no meio daquele fim de mundo.

devotudoaocinema.com.br - "Uma Voz nas Sombras", de Ralph Nelson, com SIDNEY POITIER

Inicialmente ele se recusa, chega a desistir na metade, mas acaba retornando para finalizar aquela missão. O aspecto mais bonito no roteiro de James Poe, que adapta o livro de William E. Barrett, é que não existe motivo algum para que o personagem ajude aquelas senhoras, tampouco seu trabalho será recompensado financeiramente ou reconhecido de alguma forma especial, mas ele parece encontrar no processo um significado profundo para sua existência naquele exaustivo trabalho braçal.

A trama é trabalhada com muito humor no relacionamento que se estabelece entre o rapaz e as freiras, principalmente a vivida por Lilia Skala, cenas que exploram o conflito de temperamentos completamente diferentes, com a perseverança dele operando uma inesperada transformação.

Um detalhe sensível é a opção de, no final, ao invés do tradicional “The End” na tela, o filme encerrar com a palavra “Amém”, reforçando a sua bela mensagem.

“Uma Voz nas Sombras” é uma singela parábola sobre a beleza da solidariedade.

* O filme não está nas plataformas de streaming, mas você encontra em DVD e, claro, garimpando na internet.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui