A Clínica do Doutor Cureta (La Clínica del Dr. Cureta – 1987)

O médico corrupto Cureta (Gianni Lunadei), sem escrúpulos, desenvolve todos os tipos de artifícios para lucrar com sua clínica às custas de pacientes sofredores e seus empregados explorados.

Esta pérola de humor negro do cinema argentino, adaptada de uma história em quadrinhos de Meiji e Miguel Rep, publicada na revista Hum®, abordando um tema, infelizmente, muito atual no mundo, o lado cruel e desumano dos profissionais da medicina, segue desconhecida no Brasil, injustiça que pretendo desfazer com este texto, já que o filme é facilmente encontrado na internet.

“- Gladys, eles me odeiam, eu sei que eles acreditam que eu só penso em dinheiro, mas não é assim, eu tenho sentimentos, frágeis, transparentes, como uma criança.

– Doutor, quero comunicar que recebemos mensagem do laboratório, o cheque vai demorar a chegar.

– Gladys, eu estou só, e, com certeza, precisamos trocar de laboratório, mas, estou só, rodeado de pessoas que não me entendem.”

A comédia é vulgar, simplória, intensamente popular e terrivelmente eficiente em cenas como aquela que sucede o diálogo acima, com o médico interrompendo bruscamente seu, digamos, namoro caloroso, com a dadivosa secretária, enquanto ela atende o telefone, quando ela informa que será um atendimento particular, o que faz com ele saia correndo e até tropece em pobres pacientes nos corredores, até um que se apoia com dificuldade em muletas, na direção do “pote de ouro”.

Ao chegar na sala, ele literalmente monta no corpo adoentado no leito, murmurando: “meu”, como uma espécie de Gollum diante do Um Anel, antes de estipular diversos testes, com o gestual do ator simulando estar operando uma caixa registradora de um estabelecimento comercial. A mensagem, mais clara, impossível, se reforça com a atuação de Gianni Lunadei, que exala no rosto o prazer que sente sonhando com o lucro que representa aquele paciente. E, claro, ao final da cena, após o atendimento, o médico é recebido pelos enfermeiros como um piloto de Fórmula 1 vitorioso, com direito à coroa de louros e garrafa de champanhe. Crítica executada de forma brilhante!

“A Clínica do Doutor Cureta” é um tesouro cômico do cinema argentino que merece ser redescoberto, principalmente no atual momento sombrio que vivemos.

  • Você encontra facilmente o filme garimpando na internet, até no Youtube.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui