Negócio Arriscado (Risky Business – 1983)

Joel Goodsen (Tom Cruise) nasceu em Chicago, tem apenas 17 anos e está a caminho da faculdade. Inteligente e responsável, ele é considerado um rapaz de futuro, o filho ideal. Mas ele tem sido “bonzinho” há muito tempo. Quando seus pais, que são superprotetores, viajam de férias, deixam a casa sob sua responsabilidade. Atraído pela liberdade, seu primeiro passo é um ataque ao armário de bebidas, seguida de uma voltinha proibida no carro do pai e uma noite de paixão com uma garota de programa (Rebecca De Mornay).

devotudoaocinema.com.br - "Negócio Arriscado", de Paul Brickman, na HBO MAX

Ainda que seja essencialmente uma comédia apimentada adolescente, o subtexto da trama toca em questões profundas, como a angústia típica de uma fase exploratória, equivocadamente tida por muitos como uma sucessão de festas e gargalhadas. O arco narrativo do protagonista, vivido por Tom Cruise, retrata com perfeição o fim da inocência, aquele momento na vida em que percebemos que o mundo é pintado em tons de cinza. Sobra espaço até mesmo para uma poderosa crítica à sociedade que visa apenas o “ter”, nunca o “ser”.

Os diálogos são inteligentes, num nível muito acima do que normalmente esperamos de obras similares, como o lema que é ensinado ao protagonista: “De vez em quando diga: que se dane. Isto traz liberdade. Liberdade traz oportunidades. Oportunidades fazem o seu futuro”. Um dos pontos mais interessantes no roteiro é que ele jamais conduz o público ao olhar condenatório diante das atitudes do rapaz e, além disto, possibilita camadas de interpretação que (guardadas as devidas proporções) humanizam até mesmo a calculista Lana (Rebecca).

As suas sequências oníricas ousadas elevam ainda mais a qualidade do material. “Negócio Arriscado” é uma subestimada pérola que merece ser redescoberta, está mais para “A Primeira Noite de Um Homem” ou “Loucuras de Verão”, do que para “American Pie”.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui