O Menino da Porteira (1976)

Diogo (Sérgio Reis), peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista (Jofre Soares), dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo Sítio Remanso, encontra o menino Rodrigo (Márcio Costa), que lhe abre a porteira e com quem trava amizade. Na vila, Diogo é aconselhado por pequenos criadores a não vender mais o seu gado para o Major, que quer controlar todos os preços da região.

20180910184436159222e 1 - "O Menino da Porteira" (1976), de Jeremias M. Filho, com SÉRGIO REIS

Antes que a horrorosa “cultura do cancelamento” apague da existência a arte do grande Sérgio Reis, promova uma sessão em família com esta pérola do cinema brasileiro, produção da Topázio Cinematográfica, sucesso acachapante nas bilheterias da década de 70, mas, claro, ignorada à época pelos colegas críticos militantes de esquerda e por todos aqueles que, por inveja, tremenda insegurança, desprezam qualquer produto cultural que conquista o carinho do público.

O que encanta inicialmente na trama, ambientada nos anos 50, é a sua simplicidade, os valores celebrados, a fotografia que valoriza a pureza caipira. O interesse era emular o fascínio que as obras de Mazzaropi causavam nas plateias.

Um ponto que vale destacar é a competência do roteirista/diretor Jeremias Moreira Filho na direção de atores, elemento que era bastante problemático no cinema brasileiro, principalmente considerando que seu protagonista, que estava se reinventando artisticamente após a Jovem Guarda, era um músico sem experiência cênica. Ele consegue extrair a emoção necessária nas cenas certas, algo que, auxiliado pelo carisma natural de Sérgio, facilita tremendamente a imediata identificação do público. Uma curiosidade, o cantor foi dublado por Marcos Miranda, a voz na versão brasileira de John Wayne, William Shatner e Clark Gable.

A solução empolgante para o terceiro ato, envolvendo o estouro da boiada invadindo (e destruindo) o território do inimigo, vivido por Jofre Soares, abrindo caminho para o tiroteio, traz uma criativa e muito bem-vinda variação do clássico duelo western.

* Você encontra facilmente o filme garimpando na internet.

RECOMENDAMOS



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui