No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos. 

***

American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie – 1999)

A história de quatro amigos adolescentes que firmam um pacto totalmente nerd semanas antes de se formarem no ginásio. Segundo este pacto, todos eles deveriam conhecer intimamente alguma mulher antes de se formarem, ou até exatamente a noite de formatura.

Após várias sequências fracas, muitas para o mercado de vídeo, podemos cometer o erro de banalizar a importância desta comédia de baixo orçamento. Mas basta analisá-la em contexto, para constatarmos que o sucesso dela foi crucial no interesse dos produtores em resgatar o subgênero da comédia apimentada adolescente, que estava em coma durante a década de 90.

Sem “American Pie”, com certeza não teriam recebido sinal verde as comédias de Judd Apatow. O projeto também redirecionou a carreira de Eugene Levy (que vive o pai do protagonista), um excelente comediante que nunca havia sido realmente abraçado pelo grande público. Jason Biggs chegou a interpretar o protagonista de “Igual a Tudo na Vida”, sob a direção de Woody Allen.

O filme serviu como uma nostálgica homenagem à fórmula, com uma ternura poucas vezes vista no gênero.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui