No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos. 

***

Destino de Um Capricho (Destino de un Capricho – 1972)

Daniel (Sandro) é um jovem estudante de medicina. Ele mora em uma pensão estudantil chamada “A estrela” com um grupo de amigos estudantes como ele. Daniel vai tentar fazer sua mãe se reconciliar com sua avó.

A Amazon Prime trouxe agora em seu catálogo uma oportunidade maravilhosa para os brasileiros conhecerem uma página importante da música popular argentina, um artista muito querido até hoje em seu país, Sandro, uma mistura de Elvis Presley, Roberto Carlos e Sidney Magal (que, aliás, regravou “Tengo”, um dos seus hits). Há apenas opção de legenda em espanhol, mas mesmo sem ela, dá para qualquer brasileiro entender bem.

A plataforma disponibilizou vários de seus filmes, a qualidade dos roteiros é irregular, carregados nas costas pelo carisma do cantor, mas “Destino de Um Capricho” é bastante simpático, conta com a participação da grande atriz Eva Franco (que interpreta a avó), além de ótimas canções, como a religiosa “Fué en Jerusalen” (divertida sequência pré-créditos mostrando o protagonista levando alegria às crianças no hospital), a agitada “Dame el Fuego de Tu Amor” (cena que emula bem o espírito dos musicais que Elvis fez na década de 60), a balada “Otra Como Tu” (momento em ele ganha a confiança da adoentada senhora turrona), a linda flamenca “Así” e a seresta “Lejana Tierra Mía” (coerentemente emoldurando a serenata que o protagonista faz para quebrar de vez a resistência da turrona senhora). Acredite, é provável que você se surpreenda cantando estas melodias após a sessão.

Sandro admirava demais Elvis, ele sempre afirmou na imprensa que era seu ídolo máximo e que seu sonho profissional era cantar com ele, isto fica claro na sua entrega, a câmera, sempre próxima ao seu rosto, busca os ângulos que facilitam esta identificação.

  • Você encontra o filme no catálogo brasileiro da Amazon Prime.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui