Um Homem, Uma Mulher (Un Homme et Une Femme – 1966)

O despertar do amor entre um solitário (Jean-Louis Trintignant) convicto e uma mulher (Anouk Aimée) precocemente viúva. Ele, piloto de corridas. Ela, roteirista de cinema. Os dois tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais.

Claude Lelouch é um criador intensamente passional, suas obras esbanjam sensibilidade, logo, agregou ao longo dos anos uma multidão de fãs no mundo todo. É curioso perceber que, assim como os cineastas brasileiros populares eram desprezados pelos mimados e inseguros realizadores umbilicais do Cinema Novo, o francês também era odiado pelos colegas da Nouvelle Vague, a revista Cahiers du Cinéma adorava apedrejar seus trabalhos.

O seu crime inafiançável aos olhos dos invejosos? Ele é AMADO pelo público. O seu ídolo na área é Woody Allen, e, como ele, Lelouch compreende perfeitamente as minúcias do comportamento humano, sabe dosar bom humor, lágrimas e questões filosóficas, algo que se reflete em pérolas como “Viver por Viver” (1967), “Retratos da Vida” (1981) e “Un Plus Une” (2015).

“Um Homem, Uma Mulher” foi o filme que apresentou seu talento ao mundo, um romance adorável que conquistou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Filme Estrangeiro. A grande sacada do diretor foi engrandecer a trama simples ao se apropriar dos recursos estilísticos da Nouvelle Vague, porém, com um diferencial importante, uma apurada inteligência emocional, por exemplo, focando no diálogo interno dos personagens, no não-dito, em detrimento de uma maior coesão narrativa.

É fascinante a singela maneira que Lelouch encontra para mostrar o processo da paixão que nasce entre duas pessoas que haviam perdido tudo, e, principalmente, que acreditavam não merecer esta segunda chance romântica na vida. Olhares e gestos que falam mais do que páginas de diálogos no roteiro.

  • Você encontra o filme em DVD, e, claro, garimpando na internet.

Trilha sonora composta por Francis Lai:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui