No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos. Caso o feedback seja positivo, a frequência pode aumentar já na primeira semana. 

***

O Quarto Sábio (The Fourth Wise Man – 1985)

É a história de Artaban (Martin Sheen), um médico da antiga Pérsia, que dedicou sua vida à busca do Messias. Procurando nas sagradas escrituras o significado real da vida, ele descobre sobre Jesus, O Rei dos Reis. É então que ele se desfaz de todas as suas posses materiais, compra três pedras preciosas, e inicia uma jornada através do deserto onde deve encontrar-se com outros três Magos e, com eles, ir ao encontro de Jesus. Artaban não chega à tempo de encontrar-se com os Magos. 

A história original contada por Henry van Dyke (1852-1933) expande a passagem bíblica dos Reis Magos, do Evangelho de Mateus, de uma forma muito bonita, mostrando a jornada de um quarto Rei Mago, que passa trinta e três anos buscando o menino Jesus, mas nunca consegue encontrá-lo. A mensagem final deste telefilme é forte em sua simbologia, profundamente emocionante, sintetiza bem o cristianismo, defendida na obra com dignidade pelos competentes Martin Sheen e Alan Arkin, que vive Orontes, seu servo pessimista, que garante alívio cômico.

Ao perder a oportunidade de honrar o bebê na manjedoura, Artaban atravessa as décadas seguintes utilizando os preciosos presentes que daria à ele como forma de ajudar estranhos em necessidade. Ele aprende que é dando que se recebe, não há, como em muitos filmes tematicamente similares, aquela mão pesada, o didatismo de sermão, qualquer pessoa, religiosa ou não, vai ser tocada por esta pérola.

* Você encontra facilmente o filme completo garimpando no Youtube.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui