No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Não Aperta, Aparício (1970)

Na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, Aparício (José Mendes) é o jovem herdeiro e gerente de uma fazenda importante da região. Mulherengo, sua vida parece acalmar-se com a chegada de Aurora (Alexandra Maria), filha de um fazendeiro vizinho. No entanto, o capataz dos recém-chegados possui um plano para tomar a fazenda de Aparício, que contará com a ajuda de Tonico (Grande Otelo), afilhado do coronel.

Veículo para o saudoso cantor e compositor tradicionalista José Mendes, o segundo de seus três filmes, carregando no título a divertida vanera de seu terceiro LP, esta produção gaúcha da Leopoldis-Som é praticamente desconhecida hoje em dia, apesar de ter sido sucesso nas salas de cinema brasileiras da época.

Após o feedback muito positivo de “Para, Pedro!” (1969), o diretor Pereira Dias não perdeu tempo, já engatilhou o início das filmagens cerca de dois meses depois do lançamento, com o acréscimo importante de dois nomes respeitados da indústria, Grande Otelo e José Lewgoy, elemento que, por si só, torna esta obra um esforço superior em qualidade técnica e artística, injetando na trama toques de faroeste, cenas de ação, deixando a comédia em segundo plano, mas, ainda assim, intensamente popular, algo que, obviamente, irritou profundamente a imprensa militante e os cineastas mimados e inseguros do Cinema Novo.

Um detalhe curioso que vale ser mencionado, universidades dos Estados Unidos requisitaram cópias do filme para exibir para seus alunos, com o intuito de estudar os costumes dos povos do sul da América Latina.

  • Você encontra facilmente o filme completo no Youtube.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui