Hércules e a Rainha da Lídia (Ercole e la regina di Lidia/Hercules Unchained – 1959)

Hércules (Steve Reeves) vai a Tebas para ajudar o Rei Édipo (Cesare Fantoni) a encontrar uma saída democrática e decidir qual de seus filhos herdará o trono. Mas o herói bebe da “Fonte do Esquecimento” e perde a memória, ficando prisioneiro da perversa Rainha Ônfale (Sylvia Lopez), da Lídia.

O modus operandi do momento no mundo é demonizar a virilidade, a coragem, qualquer figura masculina na cultura popular que não seja fragilizada ao nível mais patético está sendo ridicularizada, humilhada, retirada do tabuleiro, um processo financiado pela ditadura comunista chinesa que visa enfraquecer o ocidente, estratégia de guerra inteligente, já que, retirando o elemento da bravura na equação, não precisa nem ter combate, o oponente não esboça reação. É a oportunidade perfeita para, remando contra esta corrente, celebrar este peplum que segue eficiente, protagonizado pelo saudoso Steve Reeves.

É recompensador ver as soluções práticas que encontram para demonstrar a força de Hércules, recurso que considero mais eficiente do que a computação gráfica moderna. Não importa que as rochas imensas sejam de isopor, o cérebro humano, com o auxílio do investimento emocional na trama, reconhece como real, tangível. Outro ponto que agrega no projeto é a presença do mestre italiano Mario Bava na fotografia e nos efeitos especiais, com sua utilização característica de verdes e vermelhos berrantes na iluminação, truque visual simples e teatral que injeta uma onírica aura sobrenatural. Ele conseguia, sem firulas técnicas onerosas, transformar produções modestas em requintadas aventuras épicas.

Vale destacar a presença exuberante da belíssima modelo francesa Sylvia Lopez, vivendo a rainha Omphale, utilizando um figurino que favorecia suas lindas pernas. Aliás, neste quesito, não dá para ignorar outra beldade, Sylva Koscina, que vive a amada de Hércules, Iole, sempre captada em ângulos extremamente generosos.

* Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui