L.M. O Homem de Metal (Who? – 1974)

Depois que um cientista (Joseph Bova) americano fica gravemente ferido e com cicatrizes em um acidente de carro ao longo da fronteira com a Alemanha Oriental, ele é capturado pelos militares de lá. Os cientistas usam implantes de metal para salvá-lo. Quando ele está de volta aos Estados Unidos, ninguém pode dizer se é realmente ele, então um especialista (Elliott Gould) em inteligência deve determinar quem está sob a “máscara”.

Nas poucas vezes em que me deparei com textos sobre este filme, os colegas críticos sempre debochavam da produção, mas algo me dizia que ele não era esta bomba nuclear que suas manchetes sinalizavam.

Infelizmente, como ele era impossível de ser encontrado por aqui em VHS, DVD ou até mesmo na internet, a única coisa que me mantinha na esperança era uma nítida e positiva lembrança de tê-lo assistido em alguma sessão televisiva na infância. Não sei se meu cérebro me pregou esta peça, mas o que importa é que, de uns tempos para cá, alguns anjos generosamente disponibilizaram esta pérola no Youtube, pude então finalmente tirar a limpo. E, sim, além de não ser uma bomba, a obra é mais engenhosa do que muitos sci-fi do mesmo período mimados pela imprensa.

“Who?” é um thriller sci-fi de espionagem imerso na Guerra Fria, adaptado do ótimo livro homônimo de Algis Budrys (que só encontrei em PDF em inglês anos atrás), que conta com a ilustre participação do grande Trevor Howard, vivendo o coronel russo responsável pela lavagem cerebral, Azarin, nas cenas em flashback. Vale destacar a sensacional reviravolta final, corajosamente anticlimática, enriquecida por diálogos ferinos e que convidam o espectador à reflexão.

É esperta a opção do diretor Jack Gold em transmitir uma frieza robótica durante as sequências que se focam no cenário político (nos dois espectros), enquanto que, nos momentos protagonizados pelo homem-máquina, o tom é pleno em humanidade, ternura, apesar do ator só poder se expressar através de olhares e gestos.

* Você encontra o filme facilmente garimpando na internet.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui