A Batalha do Neretva (Bitka na Neretvi – 1969)

Em janeiro de 1943, o exército alemão, com receio da invasão dos aliados nos Balcãs, lançou uma ofensiva contra os partisans iugoslavos ao oeste da Bósnia. O único caminho de fuga para as forças partisans e milhares de refugiados era uma ponte sobre o rio Neretva.

Dirigido por Veljko Bulajić, uma das produções mais caras já feitas na antiga Iugoslávia, doze milhões de dólares, dezesseis meses de filmagem, dez mil soldados participando como figurantes e um elenco de peso, com destaque para Yul Brynner, Orson Welles, Sergei Bondarchuk (o respeitado diretor russo), Kurt Jurgens e Franco Nero, a versão que está sendo lançada em DVD é a original, sem cortes, uma pérola épica bastante fiel às páginas da História, ainda que compreensivelmente panfletário, e que merece ser redescoberta.

O roteiro ganha pontos por mostrar a participação ativa das mulheres no conflito, algo raro no gênero quando trabalhado pelo cinema hollywoodiano, e por humanizar os dois lados da batalha, evidenciando que não existem heróis na desumanidade de uma guerra. As sequências de ação são primorosas, aproveitando bem os planos abertos.

Um detalhe curioso, o pôster do filme foi pintado por Pablo Picasso, que não cobrou pelo serviço, pedindo apenas garrafas do melhor vinho local. É, sem dúvida, uma das obras mais importantes já feitas sobre a Segunda Guerra Mundial.

  • Adquira o filme em DVD diretamente na loja virtual da Nordeste Distribuidora, AQUI.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui