Papai Noel Existe! (Yes, Virginia, There Is a Santa Claus – 1991)

Na época do Natal, conceituado jornalista (Charles Bronson) que perdeu a mulher e a filha na mesma época, no ano anterior, se entrega à bebida. O seu caminho será cruzado pelo de um humilde trabalhador (Richard Thomas) injustamente demitido cuja filha (Katharine Isabelle) quer saber se Papai Noel existe.

Belíssimo telefilme que costumava ser exibido na época do Natal na TV Bandeirantes, hoje facilmente encontrado no Youtube, demonstra claramente, ao lado de outras pérolas, como “O Passageiro da Chuva” e “3 Horas Para Matar”, que Charles Bronson foi um dos maiores atores de sua geração. No filme, o personagem de Bronson sofria com a perda recente da esposa e cogitava dar fim à própria vida, nos bastidores das filmagens, o ator estava devastado com o falecimento de sua amada Jill Ireland, dor que transparece em diversos momentos.

O roteiro de Val De Crowl e Andrew J. Fenady (que também produziu) nasceu de uma parte importante do folclore natalino norte-americano, o editorial do jornal The (New York) Sun, datado de 1897, escrito por Francis Pharcellus Church, intitulado “O Papai Noel Existe?” Nele, o autor responde esta dúvida da pequena Virginia O’Hanlon, de apenas 8 anos de idade, sensível e emocionalmente maduro texto disponível na internet, também narrado ao final da obra, que evidencia como houve época em que os adultos agiam, pensavam e escreviam como adultos.

Um dos aspectos mais lindos na mensagem que transmite é o poder inspirador da palavra escrita na vida de outrem, a capacidade de modificar drasticamente o espírito da pessoa desesperançada, fazê-la, literalmente, reviver, reconquistar a paixão pela experiência humana após traumas terríveis.

Excelente opção para reunir a família na frente da TV nesta época do ano, celebrando valores preciosos e imprescindíveis.

  • Você encontra facilmente o filme garimpando na internet.

RECOMENDAMOS



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui