No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Carter – O Vingador (Get Carter – 1971)

Quando seu irmão falece em circunstâncias misteriosas num acidente de carro, Jack Carter (Michael Caine), um gângster de Londres, viaja a Newcastle para investigar.

A proposta do filme roteirizado/dirigido pelo estreante Mike Hodges era revitalizar o gênero policial, principalmente na forma como o crime organizado britânico costumava ser mostrado nas produções da época, inserindo senso real de perigo e violência envoltos em elegância, com um protagonista que transbordasse profissionalismo na execução de seu trabalho, imerso numa realidade suja, crua e deprimente.

Michael Caine e Hodges estudaram com profundidade o submundo do crime de Newcastle, enquanto que a fotografia de Wolfgang Suschitzky, bebendo muito da fonte de sua origem nos documentários, buscou transmitir a credibilidade das ruas, esforço conjunto que é perceptível no resultado final. Vale destacar também a excelente trilha sonora minimalista jazzística composta por Roy Budd.

O clima da obra prende a atenção e compensa alguns problemas na estrutura do segundo ato do roteiro, conduzindo o espectador até um desfecho surpreendente e brilhantemente irônico.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui