No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Fantasmas Endiabrados (The Time of Their Lives – 1946)

O roteiro é ambientado em 1870, quando Horatio (Lou Costello) vai até à mansão de Lorde Danbury com uma carta de apresentação de George Washington. Ele pretende se casar com Norah (Ann Gillis), a bela empregada, mas terá um rival em Cuthbert (Bud Abbott).

A dupla Abbott e Costello já era praticamente desconhecida no Brasil quando eu, na adolescência, garimpava seus filmes nas locadoras de vídeo, hoje, infelizmente, creio que a nova geração nem sabe o que foi o teatro vaudeville, berço desta parceria que marcou presença na era de ouro da comédia no cinema.

“Fantasmas Endiabrados” foi produzido no período em que eles estavam brigados, os dois quase não aparecem juntos em cena, não interpretam amigos na trama, como era usual, mas, mesmo assim, sem as tradicionais sequências que remontavam diretamente à origem nos palcos, uma obra fora da curva na fórmula previsível amada pelos fãs, eu considero um dos seus melhores trabalhos, o resultado transcende o humor característico da dupla, segue eficiente, o roteiro é o mais inteligente, sem sombra de dúvida, há espaço para genuína ternura e algumas tiradas hilárias, como a explicação dada para a conexão entre os fantasmas e as luzes piscando no ambiente.

Uma sugestão, este filme é uma excelente opção para uma sessão dupla com outro clássico tematicamente similar, “Topper – A Dupla do Outro Mundo” (1937), com Cary Grant e Constance Bennett. Diversão garantida!

  • Você encontra facilmente o filme garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui