Scanners – Sua Mente Pode Destruir (Scanners – 1981)

Reunidos numa organização clandestina, os scanners preparam a derrubada do governo estadunidense e, a partir daí, a dominação mundial. O governo, para combatê-los, começa a contratar os seus próprios scanners.

O meu primeiro contato com o trabalho de David Cronenberg foi com a exibição de “A Mosca”, na Tela Quente global, no início de 1990. Eu tinha seis anos, então você pode imaginar o impacto daquelas imagens. Ao lado de “O Exorcista”, também conhecido através de uma madrugada maldita na televisão, foi o responsável por minha paixão na infância pelo cinema de terror.

“Scanners” representa para mim o período inicial do VHS, as fitas que meu pai trazia da locadora no final de semana. Anos depois, por volta de 1996, conheci a abominável sequência: “Scanners 2 – A Força do Poder”, no inesquecível Cine Trash, que era apresentado pelo José Mojica Marins nas tardes da TV Bandeirantes. Ao rever o original para esse texto, na excelente edição lançada pela distribuidora Versátil, senti uma nostalgia profunda.

Não me recordava muito da trama, apenas do combate final e da celebrada cena da cabeça explodindo no primeiro ato. E, apesar do protagonista, vivido por Stephen Lack, ser um ator bastante limitado e com pouco carisma, o roteiro é muito mais interessante do que aparenta ser na superfície, exatamente como a trilha sonora de Howard Shore, que realça o elemento destrutivo da habilidade especial dos scanners, uma maldição biológica.

Essa visão depressiva contrasta, por exemplo, com a utilização da telecinese em “Carrie”, de Brian De Palma, lançado poucos anos antes. Na obra de Cronenberg, não há sequer um momento em que os personagens usufruam desse poder como crianças com um brinquedo novo. Não há êxtase, não há deslumbramento, até a vitória final é apresentada com amargor, algo importante sempre se perde no processo.

A percepção madura, a vitimização dos personagens, insere o filme na lista dos bons sci-fi de sua década, superior a vários outros projetos tematicamente similares.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui