James Caan foi eternizado como o esquentado Sonny Corleone, em “O Poderoso Chefão”, mas este talvez tenha sido seu papel mais fácil, a sua carreira se destaca pela ousadia, ele verdadeiramente valorizava seu talento e amava desafios, por vezes apostava em produções sem apelo mercadológico, o que importava era seu apreço pela história. Infelizmente, boa parte de sua obra não chegou ao Brasil, nem mesmo em VHS, mas, graças à internet, o cinéfilo dedicado hoje pode garimpar estes tesouros.

O conjunto de obra dele é impressionante, mas selecionei 7 atuações que só melhoram em revisão, algumas pérolas injustamente menos lembradas e outras que são calorosamente abraçadas pelo público.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência.

hideinplainsight1980 1787 1024x767 05032017103229 - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

Fuga à Luz do Dia (Hide in Plain Sight – 1980)

ÚNICO TRABALHO DE JAMES CAAN COMO DIRETOR. Buffalo, Nova York, 1967. Ruthie Hacklin (Barbra Rae), uma divorciada, tem um certo envolvimento com Jack Scolese (Robert Viharo), que participou de um assalto. Para evitar que Ruthie possa testemunhar contra ele, Jack e ela se casam. Entretanto ele é preso e, para ser libertado, no julgamento atua como testemunha da promotoria, que em troca o coloca no programa de proteção para testemunhas. Acontece que Ruthie tinha tido duas crianças quando era casada com Thomas Hacklin (James Caan) e tinha a guarda dos filhos, assim quando o sistema de proteção “sumiu” com Jack, Ruth foi junto e, por tabela, os filhos dela com Thomas. Quando vai fazer aos seus filhos a visita que tem direito, Thomas constata que eles sumiram. Inicialmente vai até à polícia, mas gradativamente fica claro que o governo não quer ajudá-lo. Ele então contrata um advogado, para tentar reaver os filhos.

  • Você encontra o filme garimpando na internet.

0a4wb tnl 1920x1080 - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

Glória e Derrota (Brian’s Song – 1971)

A história verídica do relacionamento especial entre dois jogadores profissionais de futebol americano, Gale Sayers (Billy Dee Williams) e Brian Piccolo (James Caan). Ambos astros do time Chicago Bears, Sayers e Piccolo são colocados no mesmo quarto e logo se tornam grandes amigos. Quando Sayers sofre uma contusão no joelho durante o campeonato, é Piccolo quem o inspira e ajuda no trabalho de recuperação. Até que o destino traz uma cruel revelação: Piccolo sofre de câncer maligno. O apoio constante e a amizade de Sayers têm um papel importante na heroica luta de Piccolo contra a doença.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Screen Shot 2020 05 09 at 11.18.20 PM - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

O Jogador (The Gambler – 1974)

Axel Freed (Caan) é um professor de literatura viciado em apostas. Quando perde todo o seu dinheiro, ele pede emprestado da sua namorada, da sua irmã, e até de alguns bandidos perigosos. E mesmo assim, ele não para de jogar.

  • Você encontra o filme garimpando na internet.

21GUIDE5 videoSixteenByNineJumbo1600 - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

Rollerball: Os Gladiadores do Futuro (Rollerball – 1975)

Em uma sociedade do futuro na qual não há mais guerra e os países foram substituídos por corporações existe Rollerball, um violento jogo criado para aliviar as tensões e controlar a população, demonstrando a futilidade do individualismo. É um jogo extremamente difícil, criado para não ter ídolos. No entanto, Jonathan E. (Caan), o maior astro deste jogo, desafia as normas estabelecidas pelo poder e recusa a se aposentar. Então as regras do jogo são drasticamente mudadas, para destruí-lo ou matá-lo.

  • Você encontra o filme em DVD, na MGM Amazon Channel, e, claro, garimpando na internet.

81R1mDcO6UL - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

Profissão, Ladrão (Thief – 1981)

Decidido a mudar de vida, um ladrão (Caan) especialista em roubar joias resolve participar de um último crime, aceitando uma proposta de uma quadrilha. Seus planos vão por água abaixo quando ele se vê envolvido em uma trama que coloca sua vida em perigo.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

misery kathy bates james caan today 151009 tease 02 - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

Louca Obsessão (Misery – 1990)

Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, descobre que sua personagem predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da “fã”.

  • Você encontra o filme em DVD, na Amazon Prime, e, claro, garimpando na internet.

MCDGODF EC010 - As 7 MELHORES atuações na carreira de JAMES CAAN

O Poderoso Chefão (The Godfather – 1972)

Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado e força os filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (Caan) a assumir os negócios.

  • Você encontra o filme em DVD, na Amazon Prime, na HBO MAX, e, claro, garimpando na internet.

RECOMENDAMOS



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui