O mundo teve a chance de sentir, nos últimos 2 anos, o que é viver uma ditadura comunista, o controle pelo medo e pela mentira, logo, percebo que muitos aprenderam na prática que não há sentido na vida sem liberdade. Uma lição que não pode ser esquecida, pois o preço da liberdade é a eterna vigilância. Eu selecionei pérolas do cinema fundamentais neste tema. Abaixo de cada dica, informo se é possível encontrar o filme em plataformas de streaming, mas, vale ressaltar, esta é apenas uma opção, você consegue garimpar todos com facilidade na internet.

Coração Valente (Braveheart – 1995)

No século XIII, soldados ingleses matam mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Ele resolve então liderar seu povo numa vingança pessoal que acaba deflagrando violenta luta pela liberdade.

Como assistir? STAR+

Eleni – A Guerra Selvagem (Eleni – 1985)

O amor de uma mãe por seus filhos leva à vingança de um filho por sua morte neste thriller dramático que começa durante a guerra civil grega.

Como assistir? INTERNET

Gladiador (Gladiator – 2000)

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus elimina seu pai, assume a coroa e ordena o fim de Maximus, que consegue fugir e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Como assistir? NETFLIX

1984 (Nineteen Eighty-Four – 1984)

Um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Nesta história baseada no clássico de George Orwell, Winston Smith (John Hurt) é um funcionário público cuja função é reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva. As escapadelas românticas com Julia (Suzanna Hamilton) proporcionam sua única fonte de distração, mas os políticos desaprovam o relacionamento. Numa sociedade monitorada de perto, não há como escapar do Grande Irmão.

Como assistir? MGM AMAZON CHANNEL

A Cidade Perdida (The Lost City – 2005)

Fico Fellove (Andy Garcia), um proprietário apolítico de um clube em Havana, é pego no meio de tudo quando a Revolução Comunista de Fidel Castro varre Cuba. Ele tenta manter o conflito fora dos muros de seu popular estabelecimento, mas sua família se divide quando seus irmãos se juntam à luta contra Batista.

Como assistir? INTERNET

A Lista de Schindler (Schindler’s List – 1993)

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime alemão, tanto que era membro do próprio Partido (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Como assistir? INTERNET

A Vida é Bela (La Vita è Bella – 1997)

Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Como assistir? INTERNET

O Pianista (The Pianist – 2002)

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Como assistir? INTERNET

A Sombra de Stalin (Mr. Jones – 2019)

O jornalista galês Gareth Jones (James Norton) arrisca a vida para expor a verdade sobre a fome devastadora na União Soviética no início dos anos 1930.

Como assistir? NETFLIX

O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank – 1959)

Na Holanda ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o comerciante Kraler abriga duas famílias de judeus em seu sótão. A jovem Anne Frank (Millie Perkins) mantém um diário da vida cotidiana dos Franks e dos Van Daans, narrando a ameaça nazista bem como a dinâmica familiar.

Como assistir? INTERNET



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. Ótimas sugestões sobre o assunto liberdade. Assisti a quase todos, A vida é bela eu aoresenrava para os meus alunos ( figuras de linguagem, reescrever, memória, forno lúdico, explorava bastante. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui