No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

O Silêncio do Lago (Spoorloos – 1988)

Rex Hofman (Gene Bervoets) e a namorada Saskia Wagter (Johanna ter Steege) viajam pela França em férias. Saskia desaparece misteriosamente num posto de gasolina e a partir de então ele dedica sua vida a encontrá-la, ainda muito atormentado pelo acontecido.

Eu me recordo que conheci esta pérola do diretor holandês George Sluizer, que adapta o livro “The Golden Egg”, de Tim Krabbé, lendo o “Guia de Vídeo – Terror”, lançado pela editora Escala na década de 90, a breve resenha atiçou minha curiosidade, ficava imaginando as cenas, mas não conseguia encontrar o VHS nas locadoras de vídeo, somente no período inicial de garimpo na internet tive a felicidade de baixar uma versão com legendas em inglês.

O impacto sensorial do desfecho, como aquela resenha havia destacado, realmente foi tremendo, cruel, brutal, elemento que obviamente não revelarei neste texto. Só garanto que os últimos 15 minutos vão te perturbar, este é um daqueles raríssimos casos de filmes que não terminam nos créditos finais, eles seguem vivos em sua mente por dias após a sessão. A opção de enriquecer a trama original literária com uma estrutura narrativa complicada, cheia de flashbacks, garantindo um desenvolvimento dos personagens mais enigmático, foi um acerto considerável, o trunfo do projeto.

A indústria norte-americana também ficou impressionada com o talento do diretor, contratou ele anos depois para refazer a própria obra com generoso orçamento, um esforço válido, ainda que inferior, e com méritos próprios, como o melhor tratamento do segundo relacionamento amoroso do protagonista, lançado em 1993, protagonizado por Jeff Bridges e Kiefer Sutherland.

  • Adquira o DVD do filme diretamente na loja virtual da querida distribuidora “Classicline”, AQUI.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui