No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Patmos – A Ilha do Apocalipse (Patmos – 1985)

A maravilhosa história do apóstolo João (Louis Rolston), que foi sentenciado a trabalhos forçados na ilha de Patmos. João transformou sua sofrida experiência numa oportunidade para ministrar aos cristãos exilados naquela ilha. Deus honrou a fé de João com as visões extraordinárias que ele transcreveu no livro do Apocalipse.

Eu conheci o trabalho do diretor Jimmy Murphy na adolescência, através da fita VHS de seu primeiro filme, o belo “A Mão do Mestre” (Touch of the Master’s Hand – 1980), que você encontra com facilidade no Youtube, sobre como a venda de um violino antigo desencadeia uma cadeia de eventos que testa e fortalece a fé de uma família inglesa, adaptação do texto cristão homônimo da poetisa Myra Brooks Welch. A mensagem da obra se manteve na minha mente por anos, mas só tive oportunidade de conhecer seu projeto seguinte recentemente, graças ao maravilhoso garimpo cultural na internet.

É uma produção simples, de baixo orçamento, mas tecnicamente refinada, destaco a elegante fotografia de James Law, ótima moldura para uma narrativa estruturada em flashback, inteligentemente pensada para o público geral, logo, não comete o equívoco de muitas similares que pregam apenas para convertidos. Até mesmo um ateu pode se emocionar com a história de João, o Evangelista, mas os cristãos e, principalmente, aqueles que entendem o papel da religião como trava moral contra os titereiros do caos em sua sanha ditatorial, terão uma experiência sensorial plena.

  • Você encontra o filme facilmente garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui