O mundo está abraçando um caminho tão grotesco que, sem exagero, os titereiros do caos vão tentar demonizar até mesmo a música clássica, qualquer traço de grandiosidade da raça humana será problematizado até se tornar irrelevante, substituído pela bestialização e, por conseguinte, pelo controle social orwelliano pleno de seres vazios, obedientes, logo, nunca foi tão importante celebrar os bons valores, e, principalmente, transmitir este legado precioso aos pequenos, o alvo principal neste cenário reiniciado.

Eu selecionei 12 dos meus filmes favoritos neste tema. Você consegue encontrar todos facilmente garimpando na internet. Prepare a pipoca e boa sessão!

Um Coração no Inverno (Un Coeur en Hiver – 1992)

Stéphane, um talentoso e solitário fabricante de violinos, parece imune ao amor. Algo parece mudar em Stéphane quando ele conhece Camille, uma virtuosa violinista de Ravel, e amante de seu amigo de longa data. Seriam os sentimentos dele genuínos ou ele está meramente jogando um jogo esperto? Pérola do diretor Claude Sautet.

Todas as Manhãs do Mundo (Tous les Matins du Monde – 1991)

No século 17, Sainte Colombe evita compromissos com o mundo de luxo e corrompido da Corte e sai em busca de uma paz interior através da música. Choques acontecem quando um de seus alunos deseja ser famoso. Pérola do diretor Alain Corneau.

O Arco Mágico (The Magic Bow – 1946)

Cinebiografia britânica do violinista e compositor italiano Niccolò Paganini, protagonizada por Stewart Granger e dirigida por Bernard Knowles.

Minha Amada Imortal (Immortal Beloved – 1994)

A história de Ludwig van Beethoven e seu doloroso sofrimento com a perda da audição. Após o falecimento do músico, em 1827, seu assistente sai em busca de uma mulher citada como amada imortal nas cartas de amor de Beethoven.

Amadeus (1984)

Dentro de um manicômio, Amadeus lembra os fatos de três décadas antes, quando o jovem Mozart ganhou a confiança da corte do imperador austríaco Joseph II.

Delírio de Amor (The Music Lovers – 1970)

Inseguro emocionalmente e depressivo, o professor de piano Peter Ilych Tchaikovsky (Richard Chamberlain) batalha para que sua música seja aceita.

À Noite Sonhamos (A Song to Remember – 1945)

Cinebiografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Frédéric Chopin. Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Pérola dirigida por Charles Vidor.

Fantasia (1940)

O filme representa o mais ousado experimento da Disney até hoje, pois mistura imagens de animação com música clássica. O que começou como um veículo para melhorar a carreira de Mickey Mouse floresceu em um longa-metragem que permanece único na história da animação.

Sonho de Amor (Song Without End – 1960)

O filme narra a história do pianista húngaro Franz Liszt, cujo escandaloso caso com uma condessa casada o forçou a abandonar seu público de Paris para se dedicar à vida de compositor.

O Violino Vermelho (Le Violon Rouge – 1998)

Em 1681, na Itália, um famoso lutier pinta um violino com o sangue de sua esposa para manter a memória de sua amada viva. O filme acompanha a história do instrumento até os dias de hoje, quando o objeto chama a atenção de um avaliador profissional durante um leilão em Montreal.

Giuseppe Verdi – O Rei da Melodia (Giuseppe Verdi – 1953)

Pierre Cressoy interpreta o renomado compositor italiano Giuseppe Verdi nesta cinebiografia comovente que narra sua vida tumultuada enquanto ele se esforça para ter sucesso musical.

Sonata de Amor (Song of Love – 1947)

Pérola dirigida por Clarence Brown. A devotada esposa e mãe, Clara (Katharine Hepburn) abdica de sua carreira como pianista e dedica-se integralmente ao brilhante, porém sem sucesso, compositor Robert Schumann (Paul Heinreid) e a seus sete filhos. Robert leciona música para sustentar a família e, entre seus alunos, está Johannes Brahms (Robert Walker), um dedicado amante da música com um futuro glorioso.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui