Se você acompanha meu trabalho desde o início, sabe como o filme “Ben-Hur” (1959) é importante na minha vida, ele foi o responsável por eu ter me tornado na infância um apaixonado por cinema. E, sem exagero algum, creio que a trilha sonora maravilhosa do compositor húngaro Miklós Rózsa foi fundamental nesta equação.

Eu escutava repetidas vezes o LP, conduzido por Carlo Savina, lendo atentamente as explicações sobre cada faixa no verso da capa. Hoje tenho esta trilha sonora na coleção em todas as versões já lançadas, memorizei cada segundo.

Eu selecionei pérolas de seu repertório que evidenciam o brilhantismo com que captava a essência dos argumentos, a sua forte assinatura, que primava pela catarse sensorial, além de sua incrível versatilidade.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência. “Ben-Hur” fecha a seleção, uma experiência auditiva que preparei com todo carinho do mundo.

Coloque o headphone e aumente o som…

Rei dos Reis (King of Kings – 1961)

A vida de Cristo contada com rigor histórico. Da manjedoura em que nasceu na cidade de Belém para a adoração de milhares de fiéis espalhados pelo mundo, a vida de Jesus Cristo foi inegavelmente repleta de grandes acontecimentos.

The Lord’s Prayer:

Resurrection and Epilogue:

O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad – 1940)

Um menino ladrão das ruas de Bagdá ajuda jovem sultão deposto do trono por feiticeiro a recuperar o poder. Para isto conta com a ajuda de um gênio mágico que lhe concede três desejos.

Lydia (1941):

Lydia permaneceu solteira por quarenta anos, à espera de Richard, que foi para o mar e não voltou, conforme prometera. Mas ela teve três outros romances: com Michael, filho do mordomo de sua rica família; Bob, um ídolo do futebol; e com Frank, pianista e compositor cego.

Pacto de Sangue (Double Indemnity – 1944)

Um agente de seguros encontra a atraente (e casada) Phyllis quando vai efetuar um negócio e ambos logo se apaixonam. Ela o convence a eliminar seu marido após esta fazer um seguro de vida para ele. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo na execução de tal plano.

El Cid (1961)

A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom).

Love Theme:

The Legend and Epilogue:

Os Boinas Verdes (The Green Berets – 1968)

O Coronel Mike Kirby (John Wayne) comanda os Boinas Verdes em uma audaciosa missão no Vietnã do Sul. Considerados a elite, os melhores combatentes do mundo, eles precisam sequestrar um general vietnamita.

Quando Fala o Coração (Spellbound – 1945)

Uma psiquiatra (Ingrid Bergman) protege a identidade de um paciente (Gregory Peck) com amnésia acusado de um crime enquanto tenta recuperar sua memória.

Farrapo Humano (The Lost Weekend – 1945)

O retrato dilacerante de um alcoólatra (Ray Milland), cujo vício consome a carreira, devasta o convívio social e assola sua vida amorosa.

Quo Vadis (1951)

Retornando de uma campanha militar no estrangeiro, o general Marcus Vinicius descobre que uma nova religião tomou conta de Roma: o cristianismo. Quando Vinicius encontra Lygia, uma seguidora da estranha religião, ele rapidamente se torna louco por ela e tenta ganhar o seu afeto. Lygia é relutante devido às suas crenças divergentes. Para complicar, o louco imperador Nero, que culpa os cristãos pela queima de Roma, inicia uma onda de perseguição.

Ivanhoé – O Vingador do Rei (Ivanhoe – 1952)

O leal cavaleiro britânico Wilfred de Ivanhoe sai em uma missão para libertar o rei sequestrado da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão, nesta aventura empolgante. O bravo Ivanhoe deve, eventualmente, enfrentar o perverso príncipe John e o feroz guerreiro normando Brian de Bois-Guilbert, além das afeições das lindas donzelas Rowena e Rebecca.

Brutalidade (Brute Force – 1947)

Na penitenciária de Westgate, reina o medo e a brutalidade entre os presos, com eliminações constantes e descaso policial. Joe Collins (Burt Lancaster), um dos presos, odeia o Capitão Munsey, a quem considera uma espécie de ditador dentro da instituição.

Sede de Viver (Lust for Life – 1956)

A história do pintor Vincent Van Gogh (Kirk Douglas) com base em sua correspondência com o irmão, seu incentivador moral e financeiro. Mostra o artista torturado pela própria genialidade e obsessão pela pintura, em uma vida cheia de relacionamentos problemáticos.

Ben-Hur (1959)

Ben-Hur (Charlton Heston) é um mercador judeu que, após um desentendimento, é condenado a viver como escravo por um amigo de juventude, Messala (Stephen Boyd), que é o chefe das legiões romanas da cidade. Mas uma surpreendente oportunidade de vingança surge de onde ele menos espera.

Star of Bethlehem and Adoration of the Magi:

Prelude:

Love Theme:

The Desert/Exhaustion/The Prince of Peace/Roman Galley:

The Rowing of the Galley Slaves:

Battle Preparations/The Pirate Fleet/Attack!/Ramming Speed/Battle Rescue:

The Mother’s Love:

The Miracle/Finale:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui