No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Gente no Domingo (Menschen am Sonntag – 1930)

A simplicidade deste experimento da era silenciosa encanta, utilizando um elenco de pessoas comuns, sem experiência na área, filmados em domingos ensolarados, para não atrapalhar os empregos dos envolvidos, com baixíssimo orçamento, um fiapo de roteiro e uma estrutura de documentário.

É compreensível o tremendo sucesso que obteve à época nas salas de cinema da Alemanha, as imagens captadas na fotografia de Eugen Schüfftan, ainda hoje, eficientemente transmitem a alegria de uma existência afetuosa e cômica, indivíduos relaxando em seus momentos de lazer, conscientes de que aproveitam plenamente cada segundo, afinal, eles terão que aguardar uma longa semana entediante de obrigações até que o próximo domingo restaure novamente em seus corações o amor pela vida.

Alguns dos nomes na equipe da produção se tornariam anos depois verdadeiros mestres em Hollywood, como Billy Wilder, Robert Siodmak, Edgar G. Ulmer e Fred Zinnemann.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui