No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Alerta Total (Go Do Gaai Bei – 1997)

Um thriller de gato e rato entre um inspetor da Força Policial Real de Hong Kong e um condenado dúbio com um elaborado esquema de assalto.

O saudoso diretor chinês Ringo Lam havia acabado de emprestar seu talento para a indústria norte-americana, convidado por Jean-Claude Van Damme para dirigir “Risco Máximo”, quando decidiu retornar para Hong Kong e elevar ainda mais o nível de qualidade em seu próprio território, com o espetacular “Alerta Total”.

O estilo bruto que ele impôs com segurança em pérolas como “Perigo Extremo” (1987) e “À Flor da Pele” (1992) encontra seu momento mais refinado desta feita, favorecido por um roteiro que consegue equilibrar melhor a intensidade dramática e o senso de ameaça.

No elenco, Lau Ching-wan e Francis Ng carregam com brilhantismo cada cena, captando a essência da mensagem da obra: as consequências desastrosas do crime na mente daquele que o comete. O som do desespero das vítimas segue perturbando cada passo dado na estrada. Não há fuga possível para uma consciência corroída.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui