No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

O Sádico Selvagem (The Lineup – 1958)

Em São Francisco, um gângster psicopata e seu mentor recuperam pacotes de heroína transportados por viajantes desavisados.

A gênese desta pérola noir é um programa de rádio, transmitido de 1950 a 1953, típico drama policial que fazia muito sucesso na época. Os roteiros eram assinados por artistas talentosos como Blake Edwards e Richard Quine, que faziam o dever de casa, estudavam de perto a rotina dos investigadores para transmitir com fidelidade aquele cenário. Eu inseri no final do texto dois links que encontrei no Youtube com mais de vinte horas deste tesouro, uma fascinante viagem no tempo.

O sempre competente Don Siegel, que já havia comandado o piloto da série de TV baseada no show de rádio, capta com brilhantismo a intensidade do projeto na adaptação, contando com a presença firme e carismática do grande Eli Wallach, um dos atores mais versáteis de sua geração, ainda que muitos cinéfilos lembrem apenas de suas incursões no gênero do faroeste.

O roteiro, de Stirling Silliphant, sendo coerente ao material original, dedica tempo generoso aos meticulosos procedimentos policiais, elemento que agrega realismo e, por conseguinte, quebra o ritmo, passando a impressão, principalmente para o patético e infantilizado público moderno, de que algumas cenas no primeiro ato se arrastam.

A tensão nos impecáveis 30 minutos finais só funciona tão bem exatamente porque a trama exala verossimilhança desde os primeiros minutos.

  • Você encontra facilmente o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Programa de rádio original (1950-1953) que deu origem ao filme:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui