No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

A Banda (Bikur Ha-Tizmoret – 2007)

Uma banda da polícia egípcia viaja com o objetivo de tocar na inauguração de um centro cultural árabe, mas eles chegam por engano a uma pequena cidade em Israel. Devido à burocracia, eles são esquecidos no aeroporto. Sem transporte ou hotel, eles vão para um restaurante em que a dona (Ronit Elkabetz) oferece abrigo.

A simplicidade do filme é tocante, o roteiro aborda temas como solidão e família, tendo como pano de fundo o conflito entre israelenses e árabes, esbanjando bom humor, charme, sem gordura extra, uma execução impecável.

O diretor Era Kolirin é artisticamente seguro o suficiente para não resvalar em recursos pedantes, umbilicais, ele consegue transmitir sua mensagem de forma popular (jamais populista), clara, divertida, envolvendo o público desde os primeiros 15 minutos, quando conhecemos a banda, liderada pelo personagem do tenente-coronel, vivido pelo Sasson Gabai.

O material humano é maior do que as engrenagens políticas, o relacionamento que se estabelece entre a bela dona do restaurante e o sisudo Tawifiq faz brotar diálogos preciosos que enfatizam a esperança no futuro. A música, de forma poética, acaba se tornando o veículo para reatar laços e construir pontes.

Um lindo filme israelense que só melhora a cada revisão.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui