Duna – Parte 2 (Dune: Part Two – 2024)

Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, Paul Atreides (Timothée Chalamet), agora ao lado de Chani (Zendaya) e dos Fremen, dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever.

LEIA A MINHA CRÍTICA DO PRIMEIRO FILME CLICANDO AQUI.

Que filmaço! Como fã da saga literária criada por Frank Herbert, afirmo com alívio que o diretor Denis Villeneuve, um dos maiores da atualidade, entregou a adaptação perfeita, honrando em letra e espírito a história do primeiro (e melhor) livro.

Esta segunda parte retoma a ação exatamente de onde a anterior havia terminado, na metade da obra, explorando com inteligência emocional a jornada do jovem Paul Atreides.

devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Duna - Parte 2", de Denis Villeneuve

A trilha sonora de Hans Zimmer e o design de som experimentalista estão a serviço da narrativa, facilitando tremendamente uma das características mais fortes na proposta do filme, a imersão profunda naquele universo, que, vale ressaltar, exala verdade.

A direção de arte, a maquiagem e os figurinos foram evidentemente pensados minuciosamente, não há falhas, em suma, ficção científica hard, material adulto, sem concessões mercadológicas, que consegue demonstrar brilhantismo até mesmo nos necessários momentos de alívio cômico.

devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Duna - Parte 2", de Denis Villeneuve

O elemento filosófico, apesar de obviamente complexo, principalmente levando em consideração o nível cretino e infantilizado do que a indústria vende nos últimos anos no gênero, jamais soa hermético, árido, o carinho de fã ardoroso com que o diretor imaginou cada momento objetiva conquistar o coração de todo tipo de público, inclusive aquele que costuma ter dificuldade em captar alegorias.

As sequências de ação ganham mais destaque desta feita, mas o que realmente surpreende é como elas são mantidas compreensíveis em sua escala absurdamente épica, um grande desafio, a fotografia de Greig Fraser vai na contramão do que é atualmente tido como engenhoso, ela não busca confundir o espectador. Eu destaco neste sentido a forma como o roteiro trabalha a expectativa para a aparição dos gigantescos vermes da areia, qualquer cineasta atual menos competente esvaziaria rapidamente o conceito.

O talentoso Austin Butler, vivendo o psicopata calculista Feyd-Rautha, garante com suas escolhas o peso dramático do combate que ocorre no terceiro ato. O personagem poderia ser facilmente transformado em pobre caricatura, basta analisar o desempenho pífio do cantor Sting na adaptação dirigida por David Lynch.

Um dos pontos mais fascinantes no livro é o tormento existencial inerente à lógica messiânica de se abraçar o destino, cumprir a profecia, os contornos sinistros de ser o “escolhido” em uma missão que inevitavelmente conduzirá ao sofrimento. Villeneuve iniciou bem este viés no primeiro, mas encontra mais espaço nesta conclusão para suscitar reflexões, com segurança suficiente para fechar a trama com uma imagem que implora por uma continuação.

Sim, ao contrário de muitos projetos cinematográficos modernos, “Duna – Parte 2”, com suas quase 3 horas de duração que passam voando, finaliza a história e deixa você querendo mais, torcendo para que o diretor adapte o segundo livro: “Messias de Duna”.

Uma última observação, uma dica importante, não deixe para prestigiar posteriormente esta obra em casa, ela é pensada para ser apreciada na maior e melhor tela possível.

Cotação: devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Duna - Parte 2", de Denis Villeneuve

  • O filme estreia nesta semana nas salas de cinema brasileiras.

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui