No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Cama Ardente (The Burning Bed – 1984)

Baseado em caso real, o filme conta a história de Francine Hughes (Farrah Fawcett) que em 1977 é presa e acusada por ter causado o incêndio que eliminou seu marido (Paul Le Mat). Aos poucos, ela revela a rotina de humilhações que a levaram a cometer tal ato.

A saudosa Farrah Fawcett, que ficou conhecida internacionalmente com sua participação na série “As Panteras”, fazia escolhas bastante corajosas em sua carreira, papeis desafiadores, como neste excelente telefilme, dirigido por Robert Greenwald.

O meu primeiro contato com a obra foi na infância, durante uma transmissão televisiva no SBT, depois lembro de ter alugado em VHS. A atuação da Farrah evita o fácil caminho do dramalhão, engrandecendo o roteiro da Rose Leiman Goldemberg, que adapta o livro homônimo da Faith McNulty. Um dos pontos altos é a forma como a trama trabalha o efeito no psicológico das crianças.

A seriedade com que o roteiro trata o importante tema é louvável, evidenciando de forma crível na protagonista a força que nasce do desespero, conduzindo com segurança ao catártico desfecho.

  • Você encontra o filme em DVD, VHS e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui